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Nativos Digitais, Imigrantes Digitais

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Mensagem  proinfocrtetoo2009 Ter Nov 10, 2009 7:21 pm

Nativos Digitais, Imigrantes Digitais
Por Marc Prensky

Os alunos de hoje – do maternal à faculdade – representam as primeiras gerações que cresceram com novas tecnologias. Eles passaram a vida inteira cercados e usando computadores, vídeo games, tocadores de música digitais, câmeras de vídeo, telefones celulares, e todos os outros brinquedos e ferramentas da era digital. Em média, um aluno graduado atual passou menos de 5.000 horas de sua vida lendo, mas acima de 10.000 horas jogando vídeo games (sem contar as 20.000 horas assistindo à televisão). Os jogos de computadores, e-mail, a Internet, os telefones celulares e as mensagens instantâneas são partes integrais de suas vidas.

Agora fica claro que, como resultado deste ambiente onipresente e o grande volume de interação com a tecnologia, os alunos de hoje pensam e processam as informações bem diferentes das gerações anteriores. Estas diferenças vão mais longe e mais intensamente do que muitos educadores? Como deveríamos chamar estes “novos” alunos de hoje? Como proceder então? Qual é a sua opinião?
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Mensagem  adeprofessor Qua Nov 11, 2009 3:17 pm

Colega, penso que você decifrou o título correto, são realmente os nativos, pioneiros da era tecnológica. E, segundo informações, a tecnologia chega no Brasil em meados de 2012; portanto, eles terão ainda maiores habilidades de manusear e melhor entender os mecanismos destes avanços. Temos ainda alguns aspectos de "rejeição" por parte de alguns profissionais, que com a prestreza de muitos, da compreensão e disponibilidade de outros, também estaremos aptos a absorver estes conhecimentos e usufruir destas ferramentas para garantir melhor qualidade e desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar.
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Mensagem  adeprofessor Qua Nov 11, 2009 3:18 pm

adeprofessor escreveu:Colega, penso que você decifrou o título correto, são realmente os nativos, pioneiros da era tecnológica. E, segundo informações, a tecnologia chega no Brasil em meados de 2012; portanto, eles terão ainda maiores habilidades de manusear e melhor entender os mecanismos destes avanços. Temos ainda alguns aspectos de "rejeição" por parte de alguns profissionais, que com a prestreza de muitos, da compreensão e disponibilidade de outros, também estaremos aptos a absorver estes conhecimentos e usufruir destas ferramentas para garantir melhor qualidade e desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar.
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Mensagem  carvalho Sex Nov 20, 2009 1:39 am

Colega, sabemos que o novo sempre assusta, pois nos tira do" caminho do bode". Fica mais fácil se acomodar e ir empurrando com a barriga: - ano que vem eu vou aprender! Fica claro que a incorporação das tecnologias como ferramenta pedagógica é um processo irreversível e tem provocado um alvoroço... Tem professor suando frio só de ouvir falar!
É evidente que essa geração tem mais facilidade em lidar com as novas tecnologias, pois nasceram com ela. Nós, os imigrantes, vamos aos poucos se integrando a parafernália eletrônica. A futura geração de educadores já estará perfeitamente integrada a mídia educativa.
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Mensagem  deiapastore Sáb Nov 21, 2009 1:29 am

Assim como diz o cantor Byafra em sua musica Sonho de Ícaro "Voar, voar... Subir, subir... Ir por onde for... Descer até o céu cair... Ou mudar de cor... Anjos de gás... Asas de ilusão... E um sonho audaz... Feito um balão... ". Assim como Santos Dumont, com seu sonho audaz, capaz de entrar para um mundo completamente novo, sentido-se à vontade para explorar suas possibilidades, mas, antes de tudo, responsável, considerando a seriedade de seus projetos. Assim devemos ser também cada um de nós educadores, diante das novas tecnologias, desse futuro que a cada dia se torna mais presente. Muitas vezes a vida parece transcorrer numa cômoda rotina. Mais ou menos prazerosa, mais ou menos difícil e inquietante. E, subitamente, em ondas mansas ou rápidas, emerge a necessidade de uma mudança. Então, primeiro virão os medos e as dúvidas; em seguida, a convicção e a força. Finalmente, ao vencermos os obstáculos: a alegria de um novo amanhecer. Este caminho que iniciamos já foi trilhado por outros. Saber como o conseguiram, talvez possa servir-nos de ajuda.flower





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Mensagem  deiapastore Sáb Nov 21, 2009 1:34 am

carvalho escreveu:Colega, sabemos que o novo sempre assusta, pois nos tira do" caminho do bode". Fica mais fácil se acomodar e ir empurrando com a barriga: - ano que vem eu vou aprender! Fica claro que a incorporação das tecnologias como ferramenta pedagógica é um processo irreversível e tem provocado um alvoroço... Tem professor suando frio só de ouvir falar!
É evidente que essa geração tem mais facilidade em lidar com as novas tecnologias, pois nasceram com ela. Nós, os imigrantes, vamos aos poucos se integrando a parafernália eletrônica. A futura geração de educadores já estará perfeitamente integrada a mídia educativa.

O saber se faz através de uma superação
constante [...]. Todo ser humano tem em si o
testemunho do novo saber que já anuncia.
Todo saber traz consigo sua própria
superação. Portanto, não há saber nem
ignorância absoluta: há somente uma
relativização do saber ou da ignorância.”
(FREIRE, 2002, p. 29).
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Mensagem  bruniblum Sáb Nov 21, 2009 1:44 am

Estes " novos " alunos de hoje são as crianças que nasceram nas últimas décadas, que cresceram com a INTERNET, com os CDs, vídeos, celulares, videogames e outras modernidades no campo da informática.Nasceram, cresceram e viveram cercados por todos estes instrumentos informatizados.E, hoje pensam e agem frente a estas informações de maneira bem diferentes das gerações anteriores.Na minha opinião estas diferentes formas de pensar e agir seriam a causa de muitos problemas que acontecem quando nativos e imigrantes se encontram numa sala de aula.Muitos alunos têm um conhecimento muito maior que os professores na prática digital o que está produzindo nos docentes um sentimento de culpa ou complexo tecnológico., onde a idade também é um elemento fundamental. O que é natural, espontâneo no aluno muitas vezes é complicado para o professor. Os alunos quase sempre tem total familiaridade com as tecnologias digitais, enquanto que o professor é inseguro. Mas, é preciso vencer esta insegurança, e, para isto tentar se atualizar e aperfeiçoar que um dia também chegaremos lá.
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Mensagem  bega Qui Nov 26, 2009 2:29 pm

Tanta tecnologia, será que ajuda ou atrapalha? Temos muitos de nossos alunos que não querem mais pensar e sim estar em frente a um computador deixando ou achando que ele o computador vai reslover o seu dia dia e suas pesquisas na escola. Não quero com dizer com isso que toda essa tecnologia não vem para ajudar, mas tem aqueles que não a empregam direito ai vem os dois lados da moeda.
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Mensagem  bega Qui Nov 26, 2009 2:43 pm

carvalho escreveu:Colega, sabemos que o novo sempre assusta, pois nos tira do" caminho do bode". Fica mais fácil se acomodar e ir empurrando com a barriga: - ano que vem eu vou aprender! Fica claro que a incorporação das tecnologias como ferramenta pedagógica é um processo irreversível e tem provocado um alvoroço... Tem professor suando frio só de ouvir falar!
É evidente que essa geração tem mais facilidade em lidar com as novas tecnologias, pois nasceram com ela. Nós, os imigrantes, vamos aos poucos se integrando a parafernália eletrônica. A futura geração de educadores já estará perfeitamente integrada a mídia educativa.

Sim com certeza temos muito o que aprender com essas novas tecnologias, e cada vez mais devemos nos aperfeiçoar.
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Mensagem  karla marion de souza Sex Nov 27, 2009 7:57 pm

Acredito que muitos de nós educadores – imigrantes ainda está despreparado para lidar com esses desafios, é preciso desenvolver mais as habilidades tecnológicas.
Porém os desafios para acompanhar o pensamento acelerado desses educandos - nativos que vivem num ritmo agitado envolto por meios eletrônicos desde o nascimento até a chegada a sala de aula, são variados, pois as atividades escolares ainda são pouco cativantes e não dão conta de seus interesses, propiciando a indisciplina.
Levando em consideração que a tecnologia melhora a qualidade de vida, devemos adequá-la para uso escolar tendo em vista justamente essa melhoria na qualidade educacional, promovendo desafios que aumentem os conhecimentos científicos dos educandos, para isto podemos basear-nos em experiência e relato do uso dessas tecnologias pelos colegas educadores.
Portanto devemos ousar e incorporar, já, nos PTDs o uso de várias metodologias, para que a protelação acabe e as dúvidas rompam com o cotidiano permitindo-nos superar os obstáculos afim de avançar nesse caminho novo.
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Mensagem  Angéli Stallbaum Piske Qua Dez 02, 2009 1:48 am

Para os educadores dos tempos atuais surge a necessidade de uma busca de conhecimento e aperfeiçoamento, principalmente no que diz respeito a informática, simplesmente pelo fato de que nossos alunos podem ser considerados nativos digitais, ou seja, nasceram e crescem em contato com as novas tecnologias. Do outro lado encontram-se os profissionais da educação, nós os professores, muitas vezes, imigrantes digitais, inseguros em relação ao uso dos computadores, da internet, enfim de tudo que ela nos oferece. Precisamos aprender a conviver e a dominar toda essa tecnologia, tornando possível aplicá-la também em sala de aula, para um público cada vez mais exigente em relação à mudanças nas metodologias de educação. Precisamos aprender a ser nativos digitais, conquistando a todos os momentos a segurança de lidar com a evolução tecnológica e não considerá-la como uma ameaça para nossa prática educacional.
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Mensagem  Angéli Stallbaum Piske Qua Dez 02, 2009 2:04 am

deiapastore escreveu:Assim como diz o cantor Byafra em sua musica Sonho de Ícaro "Voar, voar... Subir, subir... Ir por onde for... Descer até o céu cair... Ou mudar de cor... Anjos de gás... Asas de ilusão... E um sonho audaz... Feito um balão... ". Assim como Santos Dumont, com seu sonho audaz, capaz de entrar para um mundo completamente novo, sentido-se à vontade para explorar suas possibilidades, mas, antes de tudo, responsável, considerando a seriedade de seus projetos. Assim devemos ser também cada um de nós educadores, diante das novas tecnologias, desse futuro que a cada dia se torna mais presente. Muitas vezes a vida parece transcorrer numa cômoda rotina. Mais ou menos prazerosa, mais ou menos difícil e inquietante. E, subitamente, em ondas mansas ou rápidas, emerge a necessidade de uma mudança. Então, primeiro virão os medos e as dúvidas; em seguida, a convicção e a força. Finalmente, ao vencermos os obstáculos: a alegria de um novo amanhecer. Este caminho que iniciamos já foi trilhado por outros. Saber como o conseguiram, talvez possa servir-nos de ajuda.flower


RE. Adorei sua análise do texto, "Nativos Digitais, Imigrantes Digitais", em relação a necessidade de fugir da rotina, que sempre nos parece muito mais interessante e não nos defronta com a necessidade de mudança. A rotina nos dá uma pseudo sensação de tranquilidade, temos tudo pronto do jeitinho que estavamos acostumados, mas, em um piscar de olhos, tudo muda e parece que não temos mais aquela aparente tranquilidade, aí a mudança é muito acentuada, nos deparamos com um giro de 180°, e nos assustamos, nos desesperamos até. Assim, é melhor a cada dia, calmamente ir em busca de aperfeiçoamento, será uma mudança mais tranquila e que nos dará sempre a certeza de estaremos preparados para ir mais longe.

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Mensagem  eder Qui Dez 10, 2009 5:44 pm

Colega: Os alunos de hoje, vivenciaram um contexto totalmente diferente das gerações anteriores. Aprenderam a buscar ferramentas que pensem e respondam suas respostas, são literalmente "dependentes digitais". As informação são transmitidas até suas casas quase que em tempo real, e este aluno informado, informatizado é que está em nossas salas de aula. Diante de tantas inovações a sala de aula muitas vezes pode tornar-se monótona. Assim, é necessário estarmos adaptados buscando interagir com essa nova geração, para que possamos não somente contentá-los, mas sim sermos a diferença.
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Mensagem  profjoaoluisschommer Sex Dez 11, 2009 5:58 pm

Na era atual, no mundo em que vivemos, constantemente o tecnologia evolui, sendo assim o homem tem a necessidade de acompanhar essa era tecnológica. Entendemos a necessidade que se torna uma constante na vida de todos nós, dessa forma estamos interagindo com os meios tecnológicos e científicos.Queremos assim acompanhar todos esses passos que estão evoluindo na era tecnológica e digital.

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Mensagem  deniseturatto Sex Dez 11, 2009 6:47 pm

Com o avanço da tecnologia,os colégios com certeza não poderíam ficar de fora,afinal somos considerados o futuro dos país, nossas crianças e é através da educação que chegaremos lá,então nós professores devemos adotar esse meios para a transferencia de informações para nossos alunos,tornando nossas aulas sempre mais interessantes provocando assim o interesse dos alunos.

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Mensagem  rodrigo Sáb Dez 12, 2009 2:22 am

Nos dias atuais, a informatização estabeleçe a agilidade no desempenho das mais variadas atividades, seja no trabalho, em nossas casas, e sem sombra de dúvidas no ambiente escolar. Não existe uma razão lógica para não trazer a tecnologia da informatização para dentro da escola, pois os alunos de hoje são parte integrantes deste modelo digital.
O fácil contato com este tipo de tecnologia proporciona aos jovens formar conceitos diferentes dos quais nós educadores vivênciamos até o momento, porém é chegada a hora de nos engajarmos neste processo que para alguns é um pouco mais lento e para outros nem tanto, já que a informática com os recursos na área da pesquisa através da Internet, oportuniza ao professor agilizar o proçesso de ensino aprendizado, sendo os mesmos aplicados de forma coerente e condizentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

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Mensagem  rodrigo Sáb Dez 12, 2009 2:22 am

rodrigo escreveu:Nos dias atuais, a informatização estabeleçe a agilidade no desempenho das mais variadas atividades, seja no trabalho, em nossas casas, e sem sombra de dúvidas no ambiente escolar. Não existe uma razão lógica para não trazer a tecnologia da informatização para dentro da escola, pois os alunos de hoje são parte integrantes deste modelo digital.
O fácil contato com este tipo de tecnologia proporciona aos jovens formar conceitos diferentes dos quais nós educadores vivênciamos até o momento, porém é chegada a hora de nos engajarmos neste processo que para alguns é um pouco mais lento e para outros nem tanto, já que a informática com os recursos na área da pesquisa através da Internet, oportuniza ao professor agilizar o proçesso de ensino aprendizado, sendo os mesmos aplicados de forma coerente e condizentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

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Mensagem  adriana Ter Dez 15, 2009 1:45 pm

[justify]Estamos passando por várias transformações nos dias atuais, dentre elas estão as novas tecnologias. Se compararmos hoje com antigamente veremos claramente a evolução pela qual estamos passando. Os alunos de hoje são mais preparados para a aprendizagem através de tecnologias e os professores, por serem de outra geração, possuem dificuldades em ensinar através das novas tecnologias. Nativos digitais, sim, pois estamos no processo de aprendizagem e imigrantes digitais pois, somos incluidos a cada dia neste novo sistema que a tecnologia.
Não podemos, nas nossas escolas, fazer de conta que as novas tecnologias não estão presentes. Devemos portanto nos preparar para que a cada dia ela se torne mais comum dentro da escola.
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Mensagem  claudiamp Ter Dez 15, 2009 1:55 pm

A tecnologia permeia nossa existência, nos causa estranheza, insegurança, mas lidamos diariamente com ela, seja através da própria máquina ou dos equipamentos ou dos nossos alunos que "convivem e vivem" com elas e nos trazem informações e novidades sobre as mesmas. Sempre é difícil lidar com o novo, com o diferente, mas já sabemos que devemos superar obstáculos e alavancar as mais diversas possibilidades para melhorar o processo ensino-aprendizagem e adequá-lo as novas tecnologias. No vídeo "fronteiras digitais" traz que, o tempo passa, a tecnologia chega, muda e muitas vezes a escola pemaneçe inerte. É hora de adequar a realidade aos planejamentos e a Sala de Aula para deixarmos de ser aleatórios ao processo de mudança e sermos precursores de novas possibilidades.
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Mensagem  Dani Bacchi Qua Dez 16, 2009 2:00 pm

A nova geração está cada vez mais inserido nesse processo informacional, pois o uso da tecnologia tornou-se parte integrante do cotidiano da vida moderna. Assim, nossos alunos ao entrarem na escola já possuem um vasto conhecimento das mais novas tecnologias, porém, ainda existe uma enorme distância entre a utilização desta e a aprendizagem escolar. Ao observarmos de uma forma mais abrangente podemos perceber qua nacionalmente não há infraestrututra adequada em milhares de escolas públicas, bem como há um número reduzido de curso de capacitação para professores para a utlização dessa novas ferramentas tecnológicas. Contudo, atualmente é imprescindivel o uso adequado das diversas tecnologias, pois tornou-se uma ferramenta importantíssima, ou melhor necessária para o conforto e a rapidez da sociedade atual.
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Mensagem  janezils Qua Dez 16, 2009 3:21 pm

Nossas crianças nascem e já têm contato com as tecnologias, bem diferente de quando nós éramos pequenos. Mas a nova época está aí e precisamos conviver com ela. Talvez as crianças conheçam mais sobre as novas tecnologias que nós, então devemos aprender com eles. Se não conhecemos, precisamos aprender para podermos usá-las em sala de aula. Não podemos privar o nosso aluno desse contato, talvez para alguns seja a única oportunidade! santa
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Mensagem  claudiamp Qua Dez 16, 2009 9:15 pm

Angéli Stallbaum Piske escreveu:
deiapastore escreveu:Assim como diz o cantor Byafra em sua musica Sonho de Ícaro "Voar, voar... Subir, subir... Ir por onde for... Descer até o céu cair... Ou mudar de cor... Anjos de gás... Asas de ilusão... E um sonho audaz... Feito um balão... ". Assim como Santos Dumont, com seu sonho audaz, capaz de entrar para um mundo completamente novo, sentido-se à vontade para explorar suas possibilidades, mas, antes de tudo, responsável, considerando a seriedade de seus projetos. Assim devemos ser também cada um de nós educadores, diante das novas tecnologias, desse futuro que a cada dia se torna mais presente. Muitas vezes a vida parece transcorrer numa cômoda rotina. Mais ou menos prazerosa, mais ou menos difícil e inquietante. E, subitamente, em ondas mansas ou rápidas, emerge a necessidade de uma mudança. Então, primeiro virão os medos e as dúvidas; em seguida, a convicção e a força. Finalmente, ao vencermos os obstáculos: a alegria de um novo amanhecer. Este caminho que iniciamos já foi trilhado por outros. Saber como o conseguiram, talvez possa servir-nos de ajuda.flower


RE. Adorei sua análise do texto, "Nativos Digitais, Imigrantes Digitais", em relação a necessidade de fugir da rotina, que sempre nos parece muito mais interessante e não nos defronta com a necessidade de mudança. A rotina nos dá uma pseudo sensação de tranquilidade, temos tudo pronto do jeitinho que estavamos acostumados, mas, em um piscar de olhos, tudo muda e parece que não temos mais aquela aparente tranquilidade, aí a mudança é muito acentuada, nos deparamos com um giro de 180°, e nos assustamos, nos desesperamos até. Assim, é melhor a cada dia, calmamente ir em busca de aperfeiçoamento, será uma mudança mais tranquila e que nos dará sempre a certeza de estaremos preparados para ir mais longe.

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Voar, voar, voar, ir até o infinito para alcançar nossos objetivos e mudar a realidade. Sempre precisamos buscar atualizar-se, e é isso que fazemos todos os dias...
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Mensagem  vivi Qua Dez 16, 2009 9:21 pm

deiapastore escreveu:Assim como diz o cantor Byafra em sua musica Sonho de Ícaro "Voar, voar... Subir, subir... Ir por onde for... Descer até o céu cair... Ou mudar de cor... Anjos de gás... Asas de ilusão... E um sonho audaz... Feito um balão... ". Assim como Santos Dumont, com seu sonho audaz, capaz de entrar para um mundo completamente novo, sentido-se à vontade para explorar suas possibilidades, mas, antes de tudo, responsável, considerando a seriedade de seus projetos. Assim devemos ser também cada um de nós educadores, diante das novas tecnologias, desse futuro que a cada dia se torna mais presente. Muitas vezes a vida parece transcorrer numa cômoda rotina. Mais ou menos prazerosa, mais ou menos difícil e inquietante. E, subitamente, em ondas mansas ou rápidas, emerge a necessidade de uma mudança. Então, primeiro virão os medos e as dúvidas; em seguida, a convicção e a força. Finalmente, ao vencermos os obstáculos: a alegria de um novo amanhecer. Este caminho que iniciamos já foi trilhado por outros. Saber como o conseguiram, talvez possa servir-nos de ajuda.flower





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Ótima observação, profe Andreia! Para além dos recursos tecnológicos em questão, gostei da sua intertextualidade, também tão presente num mundo no qual "nada se cria, tudo se transforma"!!!
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Mensagem  cesar Qui Dez 17, 2009 1:19 am

Caro, amigo a evolução tecnológica já chegou, e muitos de nós nem se quer entramos nela, e o nosso aluno de hoje já nasce dentro dela, isso faz com que cada dia avance mais, e temos que acompanhar, pios senão vamos ficar cada vez mais para traz.
Por isso temos que nos esforçar cada vez mais, principalmente no âmbito escolar, temos que nos aperfeiçoar à medida que podemos nos capacitar, senão não vamos conseguir acompanhar, a era tecnológica principalmente nas escolas, pois já estamos para traz.
Portanto, cabe a cada um fazer a sua parte, para que possamos tirar proveito desta nova era tecnológica, que está aí ao nosso alcance.
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Mensagem  marcia Qui Dez 17, 2009 2:29 pm

As tecnologias são otimas para a aprendizagem dos alunos, mas quando há tenologia de mais atrapalha. Por exemplo, no dia a dia de uma criança cerca de tecnologias em casa, ela acaba por esquecer o mundo lá fora para ficar trancada jogando joguinhos na internet, no seus video games etc... Ja nas salas de aulas devemos sim utilizar-se de tecnologias e aproveitar do conhecimento dos alunos com estas, para ele fazer um bom proveito do conteúdo que está sendo passado em sala de aula, como no casa da matemática que podemos usar muitos softwares de matématica para construção de gráficos, resolver problemas de lógica e de estática como outros...
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