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As Mídias na Educação - Moran

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Mensagem  elisandra Qui maio 28, 2009 2:03 pm

elianeluz1 escreveu:
profinalva escreveu:Concordo com Moran quando ele diz que a criança também aprende pela mídia. Pois realmente essa aprendizagem ocorre de forma prazerosa, principalmente a televisão. Por isso nós professores precisamos pr estar ciente desses recursos da Mídia e utilizá-los.


Olá! Profinalva.Concordo com você que criança apreende muito e muito rápido e ainda de forma prazeirosa na frente da tv, diante disso nós temos é que nos esforçar e muito. Para poder mediar o conhecimento,senão as mídias moldarão em todos os sentidos a "formação e carácter" das nossas crianças, fazendo papel de mãe,pai e educador.

Certamente não se pode negar as mídias em sala de aula, elas são fundamentais para uma aula dinâmica e com participação garantida dos alunos.
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Mensagem  elisandra Qui maio 28, 2009 2:07 pm

sanaekaji escreveu:A criança antes de chegar na escola já tem acesso e domínio da tecnologia. A escola tem que se aprimorar para evoluir e acompanhar os avanços tecnológicos, fazendo com que esta se torne um ambiente atraente e prazeroso.

È isso mesmo professora, se já em suas casas todos possuem essas tecnologias, o uso da mesmas na escola leva-o a uma aula bem interessante, na qual todos participam e se sentem bem com neste ambiente que aceita as inovações.
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Mensagem  marlenebcarlos Qui maio 28, 2009 4:16 pm

Bom dia.

A mídia educa sim e é um meio muito atraente principlamente para as crianças, precisamos ter objetivos bem claros e definidos e bem planejados para que possamos fazer um bom uso da mídia. Educação não é algo solto deixa que acontece, mais algo bem elaborado e pensado , podemos correr o risco de uma má educação.Tudo na vida precisa ter uma meta, saber para onde queremos ir, para não perder no caminho e deixar que a vida tome rumos desastrosos, que darão muito trabalho para reverter. Como diziam os antigos, precisamos prevenir para não remediar. A educação é isto saber a meta para não ficarmos apagando incêndios.

Abraços

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As Mídias na Educação - Moran - Página 9 Empty televisão

Mensagem  terezinhapancotto Sex maio 29, 2009 4:06 pm

Desde muito cedo a criança já tem acesso a televisão já ocorrendo aprendizagem, nem sempre de forma positiva pois na maioria das vezes elas não tem supervisão de um adulto para explicar ou vedar acesso há alguns programas. Quando ela chega na escola traz muitas informações que viu pela tv. Cabe mais uma vez ao professor mostrar que realmente as tv é um veiculo de aprendizagem contanto que seja usado como um recurso pedagógico e não apenas como alguma coisa para passar o tempo.
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Mensagem  terezinhapancotto Sex maio 29, 2009 4:18 pm

Tina escreveu:A mídia interfere sim na educação das crianças. Ela é muito poderosa, pois usa diversos recursos que chamam a atenção, fazendo-as "esquecerem do mundo". Pais e professores devem orientar a criança para que ela absorva o que é essencial para a sua vida.
Realmente Tina a tv usa de todos os recursos para chamar a nossa atenção. Mas penso que o que falta é um pouco mais de atenção dos pais para orientar seus filhos qto ao acesso livre aos programas. E nós como professores se soubermos usar como fonte de informação tornaremos nossa aula muito mais prazerosa.
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Mensagem  AlexFaria Sex maio 29, 2009 4:46 pm

rosangela escreveu:Concordo que as tecnologias educa a criança, mas cabe ao discente, saber desenvolver esse processo de uma forma simples, agradável e organizada, para que não ocorra certos transtornos escolares.
Cabe a nos professores mostrar aos alunos como aproveitar melhor a tecnologia, mostrar que o computador e a internet não servem apenas para Msn e Orkut.
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Mensagem  AlexFaria Sex maio 29, 2009 4:51 pm

Deve se tomar um cuidado muito grande com a televisão, principalmente com as crianças que estão em inicio de formação de personalidade, pois muitas crianças ficam mais na frente da televisão do que com os seus pais.
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Mensagem  AlexFaria Sex maio 29, 2009 4:54 pm

queila escreveu:Infelizmente, a criança se educa através da tv, pois tudo o que eles assistem , aprendem desde o certo e o errado. Quando o professor prepara uma aula de vídeo, o aluno gosta , pois na inocência de criança ele não precisará usar cadernos, escrever, pensar ou seja é "matação de aula".
Isso acontece muito mesmo,o professor deve aproveitar esses tipos de situações para interagir com os alunos, pedir relatórios, fazer com que eles reflitam sobre o conteúdo visto na "TV".
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Mensagem  Maria jose Dom maio 31, 2009 11:13 pm

A televisão faz parte da vida das crianças e adolescentes, podemos dizer que antes mesmo
de nascer ela já tem esse contato através no ventre suas mães. A telelevião tanto pode ensinar como também tornar o indivíduo condicionado ao sistema, limitando e não permitido que se torne um individuo ativo.
Cabe aos educadores buscar suporte neste meio e assim poder através de suas ações levar o lado crítico da televisão.

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Mensagem  zanna Seg Jun 01, 2009 2:51 am

simekelb escreveu:A televisão apesar de ser muito criticada por ser um meio passivo de receber informações, é uma grande aliada do professor em sala de aula, já que o aluno está acustumado com esse tipo de informação e gosta de atividades com este tipo de mídia.
A telvisão atrai o aluno porque faz parte do seu dia a dia . Ela fala da vida, dos problemas afetivos, do mundo que envolve o aluno.
Além do que, sai da rotina do aluno, só nesse fato em si, o professor já consegue chamar atenção e participação do aluno, fazendo que o aluno passe a gostar mais de aprender.
Realmente, quando falamos em televisão como uma mídia educativa, o trabalho que pode ser desenvolvido com os alunos pode ser muito satisfatório. E nós educadores, podemos contriuir com o desenvolvimento da criticidade do aluno para um olhar diferenciado aos programas televisivos, filtrando as informações e retirando dessas o conhecimento que é possível, seja histórico, científico, atualidade, etc., o que vale mesmo é a forma com a qual fazemos uso dessa mídia.
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Mensagem  zanna Seg Jun 01, 2009 3:06 am

terezinhapancotto escreveu:Desde muito cedo a criança já tem acesso a televisão já ocorrendo aprendizagem, nem sempre de forma positiva pois na maioria das vezes elas não tem supervisão de um adulto para explicar ou vedar acesso há alguns programas. Quando ela chega na escola traz muitas informações que viu pela tv. Cabe mais uma vez ao professor mostrar que realmente as tv é um veiculo de aprendizagem contanto que seja usado como um recurso pedagógico e não apenas como alguma coisa para passar o tempo.
Terezinha, o que você expõe é realmente um problema muito sério, pois adotar a televisão apenas como um entretenimento sem que haja uma supervisão do que está sendo assistido pelas crianças pode trazer danos ao desenvolvimento social e emocional da criança, sem contar os valores que são repassados por muitos programas, os quais desmontam em pouco tempo todo o trabalho realizado pela família e/ou escola. Nós professores podemos e temos como ao menos mostrar aos alunos o que pode ser aproveitado e que deve ser verificado com determinado cuidado na televisão.
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Mensagem  zanna Seg Jun 01, 2009 3:34 am

Todas as mídias quando utilizadas com adequações ao ambiente escolar, contribuem significativamente para o desenvolvimento educacional e passam a ser aliadas do professor, tornando seu trabalho mais interessante aos olhos dos alunos. Mesmo as tecnologias como o rádio, o DVD, a televisão, que por vezes acabam sendo esquecidos e/ou substituídos pelo computador, podem enriquecer muito as aulas. Fazer re-leituras dos programas infantis, re-criação desses mesmos programas, elaboração de novos conteúdos a partir dos produtos conhecidos e adaptá-los para o trabalho em sala de aula trará maior participação e interesse dos alunos. É necessário uma nova forma de utilizar todas as mídias disponíveis, não basta usar uma mídia sem uma re-leitura da sua função, uma leitura pedagógica.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 9 Empty A midia na educaçao

Mensagem  marcosaalegre Ter Jun 02, 2009 5:37 am

A mídia sem dúvida pode ser uma grande aliada no processo de aprendizagem das crianças, mas é preciso um cuidado especial para que não haja nenhum tipo de excesso. Nem a televisão e nem o computador pode substituir o convívio com outros coleginhas,a professora e muito menos transformar-se numa única fonte de conhecimento.
Os recursos tecnológicos são um meio e não um fim. O mundo virtual é atrativo e repleto de opções. Utilizá-las como recursos para auxiliar-nos no aprendizado é o grande desafio.
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Mensagem  sandra Qua Jun 03, 2009 2:42 pm

sergiom escreveu:A educação escolar precisa e com urgência incorporar as novas liguagens com a utilização das tecnologias, com objetivos claros para que os alunos percebam que este é um meio para adquirir conhecimento, porém o maior problema esta em nós que por uma série de fatores não conseguimos acompanhar toda essa evolução.
Quanto a televisão vejo com uma certa preocupação, a maioria das emissoras buscam obter maior audiência e transmitem programas para chamar atenção do público, e é exatemente esses que a juventude copia e procuram seguir. Acho que deveria ter programações mais descentes para proporcionar lazer sim, mas aumentar o nosso nivel cultural.
Concordo com você professor e sinto as mesmas angustias. Os recursos tecnologicos estão disponíveis, mas... o problema está no profesor que não domina e muitas vezes não sabe trabalhar com os mesmos. Acredito que com os conhecimentos que adquirimos nestes encontros de "Introdução Digital", facilitará muito nosso trabalho, pois teremos possibilidades para preparar aulas mais atrativas que estimulem o interesse do aluno pelo conteúdo abordado.
Quando as informações e programas transmitidos pela tv, cabe aos pais ou quem cuida deles nos diferentes momentos do dia, estarem atentos estipulando horários e até mesmo selecionando os programas assistidos pelas crianças e adolescentes. Agindo assim, teremos um pouco mais de controle sobre o que nossos filhos estão aprendendo. clown
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Mensagem  nildagambaro Qui Jun 04, 2009 4:46 pm

[justify]É de conhecimento de todos que os recursos de mídia estão a cada dia mais inseridos no processo educativo, bem como o acesso da população a esses recursos; porém sabemos que existem camadas sociais que ainda estão muito distantes desses recursos, fazendo-se necessário que o acesso a estes seja facilitado no sentido de favorecer todos niveis sociais, cabendo aos responsáveis identificar as necessidades de cada grupo, pois essas necessidades variam de escola para escola, de sala de aula para sala de aula. De modo que podemos ter numa mesma escola alunos já familiarizados com os recursos de mídia tanto como aqueles que nunca tiveram acesso a estes. Assim sendo, se este processo de iserção à mídia não for feito de forma paulatina e meticulosa, ao invés de inclusão teremos a exclusão, pois os que não tem conhecimento desses recursos podem sentir-se constrangidos diante dos demais que já têm acesso. Entretanto não há dúvida de que o acesso à tecnologia consiste numa ferramenta imprescindível nos entido de diminuir as diferenças sociais.
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Mensagem  nildagambaro Qui Jun 04, 2009 5:01 pm

zanna escreveu:Todas as mídias quando utilizadas com adequações ao ambiente escolar, contribuem significativamente para o desenvolvimento educacional e passam a ser aliadas do professor, tornando seu trabalho mais interessante aos olhos dos alunos. Mesmo as tecnologias como o rádio, o DVD, a televisão, que por vezes acabam sendo esquecidos e/ou substituídos pelo computador, podem enriquecer muito as aulas. Fazer re-leituras dos programas infantis, re-criação desses mesmos programas, elaboração de novos conteúdos a partir dos produtos conhecidos e adaptá-los para o trabalho em sala de aula trará maior participação e interesse dos alunos. É necessário uma nova forma de utilizar todas as mídias disponíveis, não basta usar uma mídia sem uma re-leitura da sua função, uma leitura pedagógica.
Com certeza aulas que envolvam recursos de mídia são mais atrativas para o aluno, no entanto o professor deve ter o cuidado para não exagerar quanto ao uso desses recursos, pois com o mundo virtualizado a tendência são a relações pessoais se tornarem cada vez mais distantes, fato esse não pode ser permitido no processo ensino aprendizagem, já que o contato com o colega, com o professor são extremamente necessários para o convívio social, uma vez que sabemos que com as novas necessidades do mundo moderno muitas vezes a criança ou o adolescente passa o dia todo longe dos pais, tendo como forma de distração o computador, e se isso ainda predominar em sala de aula, poderemos formar cidadãos totalmente "desconectados" das relações de afeto e amizade, que são essenciais para a formação do caráter do indivíduo.
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Mensagem  Maria jose Qui Jun 04, 2009 8:03 pm

brazjoaoinacio escreveu:o contexto social, a criança tem a seu dispor inúmeras fontes de aprendizagem. E dentre essas, sem dúvida, a televisão e os demais recursos tecnológicos de fácil acesso e presentes na sociedade atual, representam os mais importantes, oferecem muitas informações que podem ser assimiladas pelas mesmas. Portanto, a escola e os educadores devem fazer uso desses recursos afim de enriquecer a exploração dos conteúdos sistematizados, tornando-os mais compreensíveis e até mesmo mais agradáveis, conduzindo, através da prática da pesquisa e da observação, a construção do conhecimento. Esse é o papel da escola. Rolling Eyes

É isso mesmo professora, as crianças cada vez mais cedo tem acesso aos recursos técnologicos mais, e cabe a nos enquanto educadores acompanhar esse processo buscando conhecimento do funcionamento de equipamentos com novas técnologias, para poder dar suporte ao aluno no processo ensino aprendizagens.
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Mensagem  anaperesfranzao Sex Jun 05, 2009 10:11 pm

Durante uma leitura na revista Ano 9- n.5 setembro-2008, p.19,tendo como título: Informática para a garotada. A era da comunicação digital, o mundo dos computadores e da internet com um pouco de História e muita diversão. Faz um comentário sobre: O Livro de Informática do Menino Maluquinho, do Ziraldo. " É bastante didática a abordagem de como o computador resolve problemas, desde a entrada de dados até a sua saída, passando pelas instruções de utilização e comandos realizados pelos usuários, na língua do computador. A obra também disponibiliza dicas de etiqueta para escrever e-mails, teclar em chats, o "internetês" e seus emoticons e, finalmente, importantes recomendações e sugestões de segurança.
A garotada perceberá que as aventuras no computador estão apenas começando e que o grande gênio da informática sempre será o homem, com seus sentimentos." Segundo Enio de Aragón.
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Mensagem  marcosaalegre Ter Jun 16, 2009 5:44 am

proinfocrtetoo2009 escreveu:As Mídias na Educação - Moran


"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam.......A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários."

fonte:http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm

Qual é sua opinião?
A mídia contribui na construção do conhecimento. Basta analisar o comportamento das nossas crianças para termos a impressão de que já nascem sabendo. Lidam com os aparelhos com uma facilidade impressionante - e até nos dá a impressão de sermos "meio antigos"- por isso concordo no ponto em que devemos nos aproveitar deste encantamento e desta seducão para incorporar a linguagem midiática em nosso cotidiano acadêmico.
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Mensagem  tati simioni Qui Jun 18, 2009 4:14 am

A midia tem o poder de seduzir o aluno a aprender, logo o professor deve usar da mesma malícia que ela para envolver os educandos no seu processo. De forma prazeirosa e dinâmica o professor também poder levar o aluno a ter paixão pela aprendizagem, basta inovar sua metodologia, que deve variar conforme sua turma.
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Mensagem  tati simioni Qui Jun 18, 2009 4:32 am

anadebona escreveu:Concordo que a mídia educa a criança, mas que essa escolha seja feita com conhecimento, dependendo da faixa etária, é necessário um adulto orienta-la, filtrar a programação, mas com certeza temos que evoluir muito em relação a todas as tecnologias que estão presentes na educação, para podermos entende-los, evitando muitos transtornos que acontecem.



Realmente a televisão pode educar mas pode ser um meio de deixar a criança viciada em algo fútil, para que seja útil deve ter acompanhamento de um adulto.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 9 Empty As Mídias na Educação

Mensagem  machado Qui Jun 18, 2009 4:38 am

Busca de alternativas devem ser a constancias das situações tecnológicas,
O aprender deve ser sensorial, ético e crítico. Plena de tecnologia, vivo de alternativa e meios.


Última edição por machado em Qui Jun 18, 2009 4:43 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  machado Qui Jun 18, 2009 4:39 am

machado escreveu:Os meios de comunicação social vislumbram o interesse de cada expectador/educando. Utilizar os multimeios fazem do processo de Ensino e Aprendizagem um completar na Educação. Não se pode pensar na mesma sem esses recursos tecnológicos. Do acesso a Tv ao uso de todos os recursos audiovisuais fazem da informação uma mudança radical da linguagem, dos costumes e comportamentos.
O aprender deve ser sensorial, ético e crítico. E neste mundo, o profissional deve se capacitar para estes novos valores.
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Mensagem  sanaekaji Qui Jun 18, 2009 10:45 pm

verascherer escreveu:Sem dúvida a mídia atrai e ensina e a educação escolar não pode mais negar esta realidade! Precisamos acompanhar "nosso tempo", aproveitar novas possibilidades para formar nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma que possam colocar-se como sujeitos, agentes, com condições críticas de escolhas e de entendimento desta sociedade e da grande rede mundial de comunicações. O que necessitamos é trabalhar criticamente e humanizando a tecnologia.

É, realmente a mídia atrai mais do que a educação escolar. Se a educação escolar não for atraente, o aluno acaba se evadindo da escola, por isso precisamos estar sempre atualizados, utilizando as tecnologias para segurar os alunos, e torná-los críticos e agente transformador da sociedade.
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Mensagem  ivaneidelocatellii Qui Jun 18, 2009 10:53 pm

tati simioni escreveu:A midia tem o poder de seduzir o aluno a aprender, logo o professor deve usar da mesma malícia que ela para envolver os educandos no seu processo. De forma prazeirosa e dinâmica o professor também poder levar o aluno a ter paixão pela aprendizagem, basta inovar sua metodologia, que deve variar conforme sua turma.

O professor precisa aprender muito em relação as tecnologias presentes na educação para poder dar suporte ao aluno e auxiliá-lo na busca e aquisição de novos saberes.
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