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As Mídias na Educação - Moran

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As Mídias na Educação - Moran Empty As Mídias na Educação - Moran

Mensagem  proinfocrtetoo2009 Ter Abr 14, 2009 9:07 pm

As Mídias na Educação - Moran


"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam.......A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários."

fonte:http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm

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As Mídias na Educação - Moran Empty Resposta questão da mídia na educação

Mensagem  simekelb Ter Abr 21, 2009 4:39 am

A televisão apesar de ser muito criticada por ser um meio passivo de receber informações, é uma grande aliada do professor em sala de aula, já que o aluno está acustumado com esse tipo de informação e gosta de atividades com este tipo de mídia.
A telvisão atrai o aluno porque faz parte do seu dia a dia . Ela fala da vida, dos problemas afetivos, do mundo que envolve o aluno.
Além do que, sai da rotina do aluno, só nesse fato em si, o professor já consegue chamar atenção e participação do aluno, fazendo que o aluno passe a gostar mais de aprender.
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Mensagem  anadebona Ter Abr 21, 2009 4:42 am

Concordo que a mídia educa a criança, mas que essa escolha seja feita com conhecimento, dependendo da faixa etária, é necessário um adulto orienta-la, filtrar a programação, mas com certeza temos que evoluir muito em relação a todas as tecnologias que estão presentes na educação, para podermos entende-los, evitando muitos transtornos que acontecem.


Última edição por anadebona em Seg Abr 27, 2009 10:42 pm, editado 1 vez(es)
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As Mídias na Educação - Moran Empty resposta do texto do Moran

Mensagem  marlenebcarlos Ter Abr 21, 2009 4:45 am

Sem dúvida , as tecnologias educa nossas crianças, porém temos que estar bem atentos e direcionar o trabalho.Apresentar o conhecimento das mídias e tecnologias.
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As Mídias na Educação - Moran Empty As mídias na Educação

Mensagem  saleteinacio Ter Abr 21, 2009 3:53 pm

Com certeza a construção do conhecimento de nossos educandos não acontece somente no espaço escolar, ele já vem com uma bagagem muito grande de informações que adquiri no convivio social e, principalmente, pela facilidade de contato com os diversos recursos tecnológicos que caracterizam a sociedade em que estamos inseridos. E, a Escola, como parte integrante dessa sociedade deve absorver esses recursos canalizando-os para a busca de informações necessárias a construção do conhecimento.
sunny


Última edição por saleteinacio em Ter maio 05, 2009 1:51 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem  adrianacrte Ter Abr 21, 2009 4:14 pm

saleteinacio escreveu:Com certeza a construção do conhecimento de nossos esducandos não acontece somente no espaço escolar, ele já vem com uma bagagem muito grande de informações que adquiri no convivio social e, principalmente, pela facilidade de contato com os diversos recursos tecnológicos que caracterizam a sociedade em que estamos inseridos. E, a Escola, como parte integrante dessa sociedade deve absorver esses recursos canalizando-os para a busca de informações necessárias a construção do conhecimento.
sunny

Realmente Salete, o meio de convívio do educando tb é parte da referência de conhecimento que ele traz para o aprender escolar. É desafiador conciliar diferentes saberes, rítmos, convivências e aprendizagens no ambiente escolar. Daí a necessidade de educadores envolvidos, comprometidos, conscientes da função social do ato de educar. Neste espaço o aprender tecnológico é um recurso a mais na prática pedagógica escolar. Bom curso! Smile
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Mensagem  adrianacrte Ter Abr 21, 2009 4:22 pm

marlenebcarlos escreveu:Sem dúvida, as tecnologias educam nossas crianças, porém temos que estar bem atentos e direcionar o trabalho. Apresentar o conhecimento das mídias e tecnologias.

Devemos como educadores estar atentos ao "educar" proporcionado pelas mídias e tecnologias diversas. O uso dos recursos tecnológicos que o aluno faz de explorar, testar, praticar e conhecer é fundamental para formar o cidadão profissional do futuro, que deve ser consciente e envolvido socialmente, conciliando tecnologia a qualidade de vida.
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Mensagem  genario Qua Abr 22, 2009 9:15 pm

Acredito que a midia nos da inumeras possibilidades de conhecimentos e que ela abre uma grande porta para a equiparação das pessoas onde pobres e ricos podem ter acesso a várias técnologias quebrando barereiras onde a poucos anos atrás achavamos que era impossivel .
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Mensagem  sergiom Sex Abr 24, 2009 1:26 am

A educação escolar precisa e com urgência incorporar as novas liguagens com a utilização das tecnologias, com objetivos claros para que os alunos percebam que este é um meio para adquirir conhecimento, porém o maior problema esta em nós que por uma série de fatores não conseguimos acompanhar toda essa evolução.
Quanto a televisão vejo com uma certa preocupação, a maioria das emissoras buscam obter maior audiência e transmitem programas para chamar atenção do público, e é exatemente esses que a juventude copia e procuram seguir. Acho que deveria ter programações mais descentes para proporcionar lazer sim, mas aumentar o nosso nivel cultural.
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As Mídias na Educação - Moran Empty O poder da mídia

Mensagem  rudilunkes Sex Abr 24, 2009 4:53 am

Realmente a mídia televisiva é muito poderosa, pois usa recursos diversos para atingir os seus fins. E a palavra chave é: SEDUÇÃO. Todos os sentidos são atingidos, bombardeados, para que o objetivo seja alcançado. Por isto, nós professores precisamos urgentemente buscar seduzir nosso aluno, utilizando recursos tecnológicos, pois o que seduzia o aluno do passado, hoje não lhe atrai. Desta forma, faz-se necessário que o professor se capacite urgentemente, pois temos que ser vanguarda no processo educacional. O mundo muda muito rapidamente, novas tecnologias, novos desejos, novos olhares e é preciso que estejamos antenados nisto tudo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra.
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Mensagem  franciscadocarmo Sex Abr 24, 2009 5:50 am

proinfocrtetoo2009 escreveu:As Mídias na Educação - Moran


"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam.......A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários."

fonte:http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm

Qual é sua opinião?
Realmente o acesso a informática é importante para todos os seres humanos, principalmente para aquele que estão em idade escolar, pois é a fase em que o seu potencial de aprendizagem fica mais aflorado. Assim como outros potenciais, tais como a sexualidade, a curiosidade e outros.
Mas é importante satisfazer algumas necessidades básicas do ser humano antes de oferecer o acesso as tecnologias, tais como alimentação equilibrada, saúde, moradia, educação e outros.
Para o mundo moderno ou para a sociedade atual, não ter acesso as tecnologias é estar excluído deste grupo que tem acesso.
Sabemos que temos que percorrer um longo caminho até que todos possam ter acesso ou atender as suas necessidades básicas, dominar e ter o acesso as tecnologias existentes. Rolling Eyes Rolling Eyes Very Happy
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Mensagem  brazjoaoinacio Sex Abr 24, 2009 10:31 pm

o contexto social, a criança tem a seu dispor inúmeras fontes de aprendizagem. E dentre essas, sem dúvida, a televisão e os demais recursos tecnológicos de fácil acesso e presentes na sociedade atual, representam os mais importantes, oferecem muitas informações que podem ser assimiladas pelas mesmas. Portanto, a escola e os educadores devem fazer uso desses recursos afim de enriquecer a exploração dos conteúdos sistematizados, tornando-os mais compreensíveis e até mesmo mais agradáveis, conduzindo, através da prática da pesquisa e da observação, a construção do conhecimento. Esse é o papel da escola. Rolling Eyes

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Mensagem  saleteinacio Sex Abr 24, 2009 10:45 pm

rudilunkes escreveu:
Realmente a mídia televisiva é muito poderosa, pois usa recursos diversos para atingir os seus fins. E a palavra chave é: SEDUÇÃO. Todos os sentidos são atingidos, bombardeados, para que o objetivo seja alcançado. Por isto, nós professores precisamos urgentemente buscar seduzir nosso aluno, utilizando recursos tecnológicos, pois o que seduzia o aluno do passado, hoje não lhe atrai. Desta forma, faz-se necessário que o professor se capacite urgentemente, pois temos que ser vanguarda no processo educacional. O mundo muda muito rapidamente, novas tecnologias, novos desejos, novos olhares e é preciso que estejamos antenados nisto tudo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra.

Gostei da sua análise. Realmente cabe a nós educadores buscarmos alternativas no processo ensino-aprendizagem e, se uma das alternativas são os recursos tecnológicos, devemos nos capacitar para utilizá-los a nosso favor. "É desafiador" como diz a Adriana. sunny

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Mensagem  Domenicio Ferreira Coelho Dom Abr 26, 2009 3:09 am

Na busca do lúdico ou apenas do entretenimento a televisão tanto pode ensinar como também tornar o indivíduo um ser apenas paciente e não agente de uma situação.
Nós professores precisamos o quanto antes buscar suporte neste meio e assim podermos através de nossas ações levarmos o lado crítico da televisão para nossos alunos para que, ao assistir a um programa mesmo que de entretenimento, ele possa fazer ali fazer uma análise dos efeitos sobre a sua pessoa ou ao seu meio. Quanto aos outros mecanismos de mídias eletrônicas, nos devemos ter em mente que o mundo virtual é global e nossas crianças e adolescentes são parte deste meio, cabe a nós adultos e principalmente profissionais da educação, através de nosso diálogo, levar uma visão critica destes meios de comunicação e educação, para tanto precisamos conhecer para não ficarmos apenas nas palavras mas também nas ações.
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Mensagem  Regi Dom Abr 26, 2009 3:52 am

Creio que a mídia como um todo, e no caso específico deste fragmento, a televisão, nos perpassa uma relação constante de informações/informações, tornando-se na maioria das vezes por falta de interação com o meio produzido e/ou falta de entendimento, meros "sujeitos à parte do processo", ou seja, não se utilizando de tal meio para o aspecto formativo. Ela é um meio, um instrumento, que bem trabalhado, bem estruturado, fundamentado na relação proposta para o ensino e consequentemente para a aprendizagem, viabiliza a possibilidade de maiores vínculos e acesso de uma gama maior de indivíduos inseridos no processo. "É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos", in: http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm. Conforme o fragmento caracteriza, a real democracia - conceito com desvios interpretativos e convenientes na sua grande totalidade de uso, das frações de classe dominante em relação aos outros - só será inferida no momento em que políticas educacionais não se perfaçam tão somente numa obrigatoriedade político-partidária, mas que se efetiva numa relação de construção e apropriação de conhecimento, utlizando-se para isso todas as formas possíveis de mídias que tiverem ao alcance dos mesmos, estabelecendo uma relação utópica em realizável. Concordo com o argumento inicial de que a televisão educa. Devemos sim, articular políticas justamente para viabilizá-las no âmbito educacional. Que a proposta, caracterizada como paliativa, além de possibilitar uma defasagem no equilíbrio sócio-econômico, fundamente algo mais para os indivíduos. Fundamente algo que possibilite sua inserção como sujeito que faz a sua história, que participe, que conheça, que possua condições existencias de efetivo ator, e não meramente coadjuvante de uma grande cena histórica alheia ao seu cotidiano.
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Mensagem  domingos Dom Abr 26, 2009 4:37 am

Os professores necessitam compreender e incorporar as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para uso democrático, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos alunos.

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Mensagem  anadebona Seg Abr 27, 2009 10:40 pm

franciscadocarmo escreveu:
proinfocrtetoo2009 escreveu:As Mídias na Educação - Moran


"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam.......A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários."
Realmente, a televisão educa mais do que muitos pais, pois o número de crianças que ficam longe dos pais,educados por babas e pela televisão é grande (geração xuxa).E junto a isso podemos dizer que o mundo virtual é muito mais atrativo do que a realidade, para muitas crianças, dependendo da realidade social. E a escola também tem que lidar com mais esse desafio, como estimular uma criança a ler, ao invés de assistir um programa de sua preferência, se na maioria das vezes não tem alguem para orientá-lo, esclarecer o que é saudável, ou não.
fonte:http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm

Qual é sua opinião?
Realmente o acesso a informática é importante para todos os seres humanos, principalmente para aquele que estão em idade escolar, pois é a fase em que o seu potencial de aprendizagem fica mais aflorado. Assim como outros potenciais, tais como a sexualidade, a curiosidade e outros.
Mas é importante satisfazer algumas necessidades básicas do ser humano antes de oferecer o acesso as tecnologias, tais como alimentação equilibrada, saúde, moradia, educação e outros.
Para o mundo moderno ou para a sociedade atual, não ter acesso as tecnologias é estar excluído deste grupo que tem acesso.
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Mensagem  anadebona Seg Abr 27, 2009 10:50 pm

Realmente a mídia esta educando mais do que muitos pai, infelizmente o número de criancas da geração xuxa é cada vez maior.Mas também sabemos que o mundo virtual para muitas crianças é mais atrativo do que sua própria realidade. Como estimular uma criança a ler diante de seu programa favorito? Cabe a família e a escola mais esse desafio.
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Mensagem  mariacristinaromero Ter Abr 28, 2009 1:11 am

Segundo o texto ,a mídia educa a criança , por meio dela fantasia, relaxa, recebe muitas informações que podem ser transformada em conhecimento e aprendizagem, ao mesmo tempo ela ajuda a criar sentimentos bons mau ,do que é certo e errado. alegria e tristeza,. A presença do acompanhamento dos pais é muito importante no que a criança assiste no dia-a-dia para não deixar ela substituir esse recurso por outros também indispensáveis a aprendizagem, como livros, diálagos, brincadeiras,etc.


Última edição por mariacristinaromero em Qui Abr 30, 2009 5:23 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  simekelb Ter Abr 28, 2009 8:36 pm

anadebona escreveu:Concordo que a mídia educa a criança, mas que essa escolha seja feita com conhecimento, dependendo da faixa etária, é necessário um adulto orienta-la, filtrar a programação, mas com certeza temos que evoluir muito em relação a todas as tecnologias que estão presentes na educação, para podermos entende-los, evitando muitos transtornos que acontecem.





Na verdade, muitos pais não utilizam a tv como aliada na formação de seus filhos, mas conferem a ela a educação/ formação integral, já que muitas crianças não tem nenhuma participação/ interação com os pais, e passam o dia todo em frente a televisão.
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As Mídias na Educação - Moran Empty Re: As Mídias na Educação - Moran

Mensagem  Marilia Qua Abr 29, 2009 1:59 am

Acreditamos que a mídia pode ser positiva, proporcionando lazer, cultura, informação... contudo, sabe-se da séria influência negativa que ela pode ocasionar se as crianças e os jovens não contarem com o monitoramento de um adulto quando estiverem em contato com as mídias. É fundamental que os pais e professores orientem e monitorem o uso do computador para que este seja usado como uma ferramenta, mas que não substitua a convivencia real com os outros. Os jovens precisam aprender que nem tudo o que está na Internet é confiável e que não estão seguros somente porque estão do outro lado da tela. Além disso, é necessário controlar o tempo que as crianças e jovens ficam em frente ao computador e TV. Crianças e jovens precisam brincar, realizar atividades físicas, encontrar os amigos, estudar, fazer as tarefas... não devem passar o dia todo jogando no computador, baixando músicas ou em salas de bate papo. Se os pais não fiscalizam, o jovem perde o controle facilmente e hoje já se fala em "síndrome", "compulsão", "vício" relacionados às mídias - principalmente o computador.
Consideramos muito importante que os professores aprendam a usar essas ferramentas e elaborem aulas criativas e inteligentes, mostrando aos estudantes que a Internet pode servir para construir um conhecimento confiável e é uma forma de interação com os outros.

Obs.: O comentário foi feito por mim em parceria com a colega Silmar. cat pig alien
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As Mídias na Educação - Moran Empty Analise do texto de Moran

Mensagem  Zelinda Qua Abr 29, 2009 7:14 pm

Eu concordo plenamente com o texto de Moran quando afirma que a escola não é a unica fonte de conhecimentos,nós professores precisamos utilizar os recursos tecnologicos a nósso favor.
As vezes reclamamos quando nossos alunos são "indisciplinado", mas será que nós estamos tornando nosso ensino atrativo para nossos alunos?Como exigier que eles fique atentos e prestem atenção, se não propiciar uma aula mais interessante por utilizar os recursos tecnológicos disponives?
Hojea função do professornão é mais o detentor do conhecimento é sim um guia, um provocador das investigações dos alunos.
Quem deve determinar o assunto é o professor, mas é o proprio aluno que decide os melhores caminhos a tomar utilizando-se das tecnologias mediadas pelo professor.
O professor deve estar preparado para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e fazer as articulações entre aprendizagem x objeto de estudos e não deve ser apenas aquele que fornece informações.
Só assim teremos alunos mais interessados.
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As Mídias na Educação - Moran Empty As mídias na Educação .. comentario de Marcia Ines

Mensagem  marciamendezz Qua Abr 29, 2009 11:07 pm

Acredito que os alunos e toda população pode se beneficiar, com o uso das tecnologias, desde que usadas de maneira correta, com censo crítico , analisando as questoes do mundo que nos cerca, com conhecimento, estudando não só um meio de comunicação, mas tendo acesso a vários para saber o que cada um passa sobre determinado assunto e tirar as proprias conclusoes...
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Mensagem  eliana Qui Abr 30, 2009 2:27 am

A criança é um ser em aprendizado e como consequencia disso tudo o que é novo chama sua atenção.
Sua relação com a mídia eletrônica é prazerosa pois é novidade e ela aprende usando seus principais orgãos de sentido como: audição e visão.
As oportunidades de ingresso a tecnologia digital para educandos de escola pública é de suma importância pois oportuniza uma condição de igualdade a todos.
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As Mídias na Educação - Moran Empty As mídias na Educação Moran

Mensagem  Maria Aparecida dos Santo Qui Abr 30, 2009 3:05 am

Hoje com o mundo moderno como está, as criança está chegando muito cedo a escola,onde ela começa a fazer uso das tecnologias tanto na escola como no seu dia-a-dia. Por isso é importante que o professor use bastante dessas tecnologias, para que suas aulas fiquem mais atrativas com isso o aluno tem mais chance de aprender.
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