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As Mídias na Educação - Moran

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Mensagem  edineia maria barbosa Qui Abr 30, 2009 3:14 am

Hoje a mídia, a tecnologia tem dado muitas oprtunidades para os nossos alunos e para nós mesmos.
Não existe receita pronta mas estar acessando e se comunicando com pessoas de outras regiões, outros colégios vamos ter um acervo muito grande e os nossos alunos também, já que os mesmos não tem medo de nada, querem mais é conectar assunto novo, diferente, fascinante e realizador.
Com isso poderemos passar para os nossos alunos através das aulas e suas descobertas a idéia de nunca desistir do seus sonhos.javascript:emoticonp('Basketball')
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Mensagem  Merediana Aparecida de Al Qui Abr 30, 2009 3:19 am

Atualmente qualquer segmento da sociedade está direto ou indiretamente ligado à tecnologia. Na educação não seria diferente, estamos passando por um período extremamente digital em nossas escolas. Esses avanços estão contribuindo muito em nossas práticas pedagógicas, professores e alunos estão descobrindo juntos esse novo processo.
A busca pelo conhecimento de algo que em parte é "novo" para todos, faz com que ambas as partes sintam-se instigados a aprender mais. Os avanços tecnológicos na educação estão proporcionando aulas diversificadas e interessantes, gerando um melhor desenvovimento de todos os envolvidos. javascript:emoticonp('flower')
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Mensagem  Queles C. Qui Abr 30, 2009 3:28 am

Os avanços tecnológicos estão inseridos em nosso convívio, e na educação estamos passando pela era digital. A tecnologia é uma forma prazerosa que podemos inserir em nossas ações pedagógicas, pois é a busca do conhecimento através do novo, tornando atraentes as formas de ensinar e aprender, obtendo resultados significativos.javascript:emoticonp('drunken')
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Mensagem  Marli Costa Qui Abr 30, 2009 4:54 pm

Com a tecnologia e o avanço da Internet, devemos mudar nossa forma de atuar. Apresentar os mesmos conteúdos aos estudantes, mas utilizando metodologia diferenciada, com recursos diferenciados. Hoje ganhamos tempo em tudo, tudo é mais rápido. Ganhamos não só tempo, mas maneiras diferentes de ensinar.É ótimo termos os meios, como forma de abertura! Mas precisamos ter conteúdo! Precisamos estar preparados para esta nova forma de ensinar e atuar.O professor precisa usar a tecnologia para apoiar seu trabalho.O registro deve ter sempre um objetivo pedagógico e, ao mesmo tempo, ser interessante para o aluno.
O professor precisa conhecer o referencial de experiências do público para o qual está falando. Preocupar-se com os produtos culturais que eles consomem, com as atividades e os hábitos.
É um trabalho intelectual de traduzir o conteúdo e adequar ao referencial. Nem tudo que temos na mídia é ruim, mas também nem tudo é confiável e bom. É preciso ter bastante cuidado nessa preparação.
Não devemos achar que trabalhar com equipamentos tecnológicos resolverá todos os problemas.Ou, que trabalhar com computador, por exemplo, torna o ambientre fio, sem sentimentos, sem emoções. Tudo depende da estratégia utilizada, e da metodologia utilizada pelo professor.


Última edição por Marli Costa em Ter maio 05, 2009 1:20 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem  zuleica Qui Abr 30, 2009 11:02 pm

As crianças trazem em sua bagagem conhecimento adquirido muitas vezes porque passam boa parte do tempo assistindo tv. Por mais que muito do que é visto não é aproveitável não podemos ignorar o fato de que a mídia é um jeito atraente de se adquirir conhecimento e que através de filmes, músicas, e até alguma cena de novela, podemos aproveitar criativamente para trabalhar em sala.
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Mensagem  mariadoege Sex maio 01, 2009 10:59 pm

"A criança também é educada pela mídia..."
A criança constrói o sentido do que vê, ouve com bases em suas experiências, necessidades e contextos sociais, pois ela ainda não possui o discernimento crítico necessário sobre o uso das mídias e fazer escolhas adequadas. Cabe ao adulto encaminhá-la para o uso pertinente de cada tipo de mídia.
A mídia televisiva tem como função informar e principalmente entreter e divertir e para isso se vale da comunicação visual com diversos recursos como a linguagem oral, as imagens, as cores, símbolos, sinais, etc, o que atrai e seduz as crianças de forma espetacular.
Então porque a escola praticamente privilegia a comunicação escrita para ensinar?
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Mensagem  Margarete C. Dom maio 03, 2009 3:40 pm

Atualmente as crianças tem conhecimento dos acontecimentos do mundo em tempo real porque os meios eletrônicos lhe possibilitam acessar/receber as informações. Ao mesmo tempo estão expostas a todo tipo de informação (boa/ruim; adequada/inadequada à idade...)
Muitos pais preferem deixar os filhos na frente da televisão, sem levar em consideração o que está sendo exibido, do que vê-los na rua. Esquecem-se que, muitas vezes, as crianças não sabem filtrar/absorver as informações ou programas que assistem. Nem sempre a criança sabe refletir sobre o que vê ou ouve.
É importante que a utilização das tecnologias em sala de aula sejam acompanhadas de explicações à criança e sejam utilizadas como um recurso pedagógico de fato. Ofertando aos alunos o acesso às tecnologias educacionais propicia-se uma equidade de condições a todos.
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Mensagem  Juçara Dom maio 03, 2009 6:33 pm

A mídia e todos os recursos estão aí e não podemos fugir disso. São benéficos, educativos e também destrutivos (quando não são utilizados da maneira correta); o que temos que tentar fazer é acompanhar e aprender com toda essa tecnologia, orientar! Nós professores fazemos nossa parte, e os pais? Esses sim deveriam ter uma preocupação maior e não deixar para a escola o papel principal de educar.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty A mídia que seduz..

Mensagem  aniltonc Dom maio 03, 2009 7:12 pm

Como diz Moran, a mídia "educa" os indivíduos de forma lúdica, atrativa. Prende a atenção pelas cores, pelo som, pela variedade de imagens. É sugestiva, engraçada, séria, verdadeira, fantasiosa, é o que quer ser. O indivíduo exposto a ela recebe informações, é bombardeado por elas. Algumas dessas informações já estão prontas, se tornam conhecimento automaticamente. Por outro lado, a maior parte é só informação. Precisa ser processada e transformada em conhecimento. Aí está o papel do professor, segundo o meu ponto de vista. É mais fácil ensinar usando as ferramentas que atraem e prendem a atenção dos alunos. Muitas informações que lançamos em sla de aula já são do conhecimento dos nossos ouvintes, eles só não haviam feito a leitura como estamos propondo. Então, temos que parar de perder tempo chovendo no molhado e aproveitar melhor nosso tão escasso tempo em sala de aula. Uma aula é "chata" quando permitimos que seja. Qualquer assunto pode ser explorado com o uso de tecnologias que estão ao nosso alcance. A TV pendrive é só um exemplo de uma tecnologia que está presente em nossas salas de aula e da qual podemos tirar melhor proveito. Nossos alunos não precisam continuar passivos diante destes meios que tanto seduzem. Nem nós!
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Mensagem  Elenoir Zeferino Custodio Dom maio 03, 2009 10:09 pm

Juçara escreveu:A mídia e todos os recursos estão aí e não podemos fugir disso. São benéficos, educativos e também destrutivos (quando não são utilizados da maneira correta); o que temos que tentar fazer é acompanhar e aprender com toda essa tecnologia, orientar! Nós professores fazemos nossa parte, e os pais? Esses sim deveriam ter uma preocupação maior e não deixar para a escola o papel principal de educar.
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Mensagem  sueli Seg maio 04, 2009 3:38 am

Não há dúvidas que a tecnologia através da mídia influencia direta ou indiretamente na formação das crianças, as informações repassadas pela mídia é a chamada transmissão informal ou conhecimento informal. O que não podemos negar é que a mídia utiliza meios apelativos, sensacionalistas, filmes, novelas ou propagandas que muitas das vezes chamam ou dispertam o interesse das crianças para tais situações. Sem dúvida que a escola pode e deve utilizar as tecnologias na sua forma educacional, porém é preciso que os investimentos governamentais sejam de mais fácil acesso tanto para os educadores como para as crianças, tanto em equipamentos, material de expediente e formação do educador.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty As mídias na Educação

Mensagem  brazjoaoinacio Ter maio 05, 2009 1:15 am

Domenicio Ferreira Coelho escreveu:Na busca do lúdico ou apenas do entretenimento a televisão tanto pode ensinar como também tornar o indivíduo um ser apenas paciente e não agente de uma situação.
Nós professores precisamos o quanto antes buscar suporte neste meio e assim podermos através de nossas ações levarmos o lado crítico da televisão para nossos alunos para que, ao assistir a um programa mesmo que de entretenimento, ele possa fazer ali fazer uma análise dos efeitos sobre a sua pessoa ou ao seu meio. Quanto aos outros mecanismos de mídias eletrônicas, nos devemos ter em mente que o mundo virtual é global e nossas crianças e adolescentes são parte deste meio, cabe a nós adultos e principalmente profissionais da educação, através de nosso diálogo, levar uma visão critica destes meios de comunicação e educação, para tanto precisamos conhecer para não ficarmos apenas nas palavras mas também nas ações.

Realmente, a mídia tanto pode trazer informações construtivas quanto tornar o indivíduo alienado. Portanto, cabe a nós educadores termos discernimento na condução de nossa prática pedagógica. Laughing

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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty midia eletrônica

Mensagem  lacics Ter maio 05, 2009 1:28 am

As midias atraem os olhares das crianças e jovens, em especial, devido a ação, movimento, ritmo e cores. São as marcas de nossa época. Como o mundo está em constante transformação, os seres humanos também acompanham estas mudanças. Cada época tem suas marcas e estas impõe uma certa atenção. Sabemos que hoje prevalece a mídia eletrônica, a qual deve ser abraçada nas escolas. Para alguns profissionais isto pode parecer um desafio, mas quando estiverem ambientalizados se darão conta que estarão inseridos no contexto atual, democratizando os meios digitais e tornando as aulas mais atrativas e, porque não, enriquecidas.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty a tv e sua sedução

Mensagem  mariadoege Ter maio 05, 2009 1:40 am

rudilunkes escreveu:
Realmente a mídia televisiva é muito poderosa, pois usa recursos diversos para atingir os seus fins. E a palavra chave é: SEDUÇÃO. Todos os sentidos são atingidos, bombardeados, para que o objetivo seja alcançado. Por isto, nós professores precisamos urgentemente buscar seduzir nosso aluno, utilizando recursos tecnológicos, pois o que seduzia o aluno do passado, hoje não lhe atrai. Desta forma, faz-se necessário que o professor se capacite urgentemente, pois temos que ser vanguarda no processo educacional. O mundo muda muito rapidamente, novas tecnologias, novos desejos, novos olhares e é preciso que estejamos antenados nisto tudo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra.

Eu concordo de que SEDUÇÃO seja a palavra que define muito bem a mídia televisiva. A criança realmente fica, em muitos casos, horas e horas em frente a tv. Isto em função de seus atrativos. Realmente a escola deve agilizar-se para essas novas tecnologias. Ligar-se ao mundo digital.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty Re: As Mídias na Educação - Moran

Mensagem  rudilunkes Ter maio 05, 2009 1:48 am

sergiom escreveu:A educação escolar precisa e com urgência incorporar as novas liguagens com a utilização das tecnologias, com objetivos claros para que os alunos percebam que este é um meio para adquirir conhecimento, porém o maior problema esta em nós que por uma série de fatores não conseguimos acompanhar toda essa evolução.
Quanto a televisão vejo com uma certa preocupação, a maioria das emissoras buscam obter maior audiência e transmitem programas para chamar atenção do público, e é exatemente esses que a juventude copia e procuram seguir. Acho que deveria ter programações mais descentes para proporcionar lazer sim, mas aumentar o nosso nivel cultural.

A sua colocação é deveras pertinente, no entanto me preocupa um outro aspecto: através de quais atividades metodológicas eu posso usar as novas tecnologias? Acredito que este é o passo seguinte, após nossa capacitação no uso das mídias. Precisamos pensar nas mídias já mais antigas e que também não sabemos ao certo com que atividades fazer uso delas. O problema é maior do que parece na educação brasileira.
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Mensagem  Renata Brasao Ter maio 05, 2009 2:17 am

Hoje sem dúvida como educadores temos que incorporar a nossa prática pedagógica as mídias, as informações e conhecimentos que são trazidos por nossos alunos, usando -os de forma critica, buscando construir uma ponte entre o conhecimento adquirido pelas mídias e os conteúdo que temos para trabalhar.
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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty Mídia na educação

Mensagem  simekelb Ter maio 05, 2009 3:20 am

genario escreveu:Acredito que a midia nos da inumeras possibilidades de conhecimentos e que ela abre uma grande porta para a equiparação das pessoas onde pobres e ricos podem ter acesso a várias técnologias quebrando barereiras onde a poucos anos atrás achavamos que era impossivel .

Concordo com você, no sentido de que a mídia e as novas tecnologias são também um meio de inclusão social. A televisão por exemplo, é uma tecnologia disponível em praticamente todas as casas dos brasileiros hoje em dia, o que precisamos fazer é filtrar as boas informações e utilizá-las a nosso favor.
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Mensagem  mariacristinaromero Qua maio 06, 2009 8:05 pm

genario escreveu:Acredito que a midia nos da inumeras possibilidades de conhecimentos e que ela abre uma grande porta para a equiparação das pessoas onde pobres e ricos podem ter acesso a várias técnologias quebrando barereiras onde a poucos anos atrás achavamos que era impossivel .
]

Realmente os recursos tecnológicos hoje disponíveis nos abrem portas para o conhecimento, e o domínio desses são necessários a todas as pessoas da sociedade, pois em todas as esfera a presença dos mesmos e marcante no nosso dia-a-dia. Mas será que realmente existe uma igualdade entre pobres e ricos quanto ao uso e disponibilidade desses recursos? Rolling Eyes
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As Mídias na Educação - Moran - Página 2 Empty As mídias na esducação

Mensagem  zuleica Qua maio 06, 2009 11:03 pm

marlenebcarlos escreveu:Sem dúvida , as tecnologias educa nossas crianças, porém temos que estar bem atentos e direcionar o trabalho.Apresentar o conhecimento das mídias e tecnologias.

O papel do professor hoje é se capacitar para acompanhar a mídia, pois os nossos alunos estão ligados à tecnologia e os meios de comunicação. Os professores precisam de novas estratégias de ensino que despertam o interesse dos alunos.
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Mensagem  Elenoir Zeferino Custodio Qui maio 07, 2009 12:55 am

simekelb escreveu:A televisão apesar de ser muito criticada por ser um meio passivo de receber informações, é uma grande aliada do professor em sala de aula, já que o aluno está acustumado com esse tipo de informação e gosta de atividades com este tipo de mídia.
A telvisão atrai o aluno porque faz parte do seu dia a dia . Ela fala da vida, dos problemas afetivos, do mundo que envolve o aluno.
Além do que, sai da rotina do aluno, só nesse fato em si, o professor já consegue chamar atenção e participação do aluno, fazendo que o aluno passe a gostar mais de aprender.


Concordo, pois estamos vivendo um momento tecnologico. E com novas possibilidades de comunicação e de informação, por meio de equipamentos como a televisão e o computador. É preciso aproveitar a liberdade e a criatividade do espaço televisivo, mas ao mesmo tempo o professor deve refletir com os alunos sobre o que é apresentado pela televisão, suas posições e problemas. O professor pode ser o mediador entre os alunos e a televisão.
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Mensagem  Elena Piva Qui maio 07, 2009 3:02 am

[quote="proinfocrtetoo2009"]As Mídias na Educação - Moran
Atualmente a Televisão, o computador e outros recursos tecnológicos são de fácil acesso e presente na maioria das residências de nossos alunos. Eles recebem informações de todo tipo, boas ou ruins. Por isso, concordo com a opinião de alguns dos colegas que o uso dessas mídias devem ser orientados pelos pais. A educação escolar precisa utilizar mais desses recursos tecnológicos para que nossos alunos sintam-se motivados em aprender. São as ações em sala de aula que vão motivar nossos alunos,precisamos exercitar nossa criatividade,procurar novas formas de dar aulas, e portanto, qualquer recurso que formos usar deve ser bem planejado antes de aplicar. Para que isso aconteça, precisamos inovar, conhecer novas experiências e não ter receio de enfrentar as novas tecnologias. cyclops
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Mensagem  Valeria Qui maio 07, 2009 5:09 pm

"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam.......A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários."


Com certeza absoluta as mídias proporcionam às crianças prazer em aprendizagem. Infelizmente ainda temos lugares em nosso país que os estudantes ainda não tem sequer contatos com a informatica, nosso Estado está privilegiado quanto a isso.
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Mensagem  rosizorzoribeiro Qui maio 07, 2009 5:12 pm

Certo, as crianças na maioria das vezes, é educada pela mídia, pois seus pais trabalham, e não conseguem estar em todos os lugares. Nós professores, devemos estar atentos a isto, cuidando muito dos nossos alunos e procurando moderar na tv e no computador, pois as escolas tem as ferramentas, e essas estão na Escola para que nos as usamos.
Os alunos gostam e precisam mudar de ares, uma tv e um laboratório, é muito importante para que os alunos aprendam e gostem de estar na escola, não só de corpo presente, mas de alma.
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Mensagem  Soeli Hermes Sex maio 08, 2009 4:04 am

É certo que a midia influência e muito a vida das nossas crianças atualmente, de forma poditiva ou negativa, mas influência. A liberdade e a facilidade de acessar os recursos tecnológicos dispostos no mundo hoje, possibilitam a praticamente todas as crianças manusear estes recursos. Estes por si só permitem que nossos jovens sejam cada vez mais espertos e informados sobre tudo o que acontece no mundo, de forma cada vez mais precisa e rápida, neste sentido cabe aos profissionais da educação usufruir destes recursos em suas aulas para tornar as aulas mais atrativas e atualizadas.
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Mensagem  marideisa Sex maio 08, 2009 4:04 am

Quando pudermos seduzir nossos educandos para o aprendizado, mesmo com um percentual ínfimo do que faz a televisão , teremos excelentes resultados. Nem sempre aprender é prazeroso e trabalhar com esta variável é sempre o nosso desafio face a uma geração predominantemente hedonista. Outro aspecto do texto de Moran que é importante destacar, como educadores de escolas públicas que somos, é o que trata da inserção das classes menos favorecidas no mundo das tecnologias. Não nos parece justo que escolas equipadas com laboratórios de alta qualidade, como as do estado do Paraná, não consigam oportunizar este acesso a seus educandos. Outro desafio!!!
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