Fronteiras Digitais
+93
Rcleveston
Graça
joelson
gracipoletti
Fernanda
eloanagroff
elianemenegassi
Libasqueira
marcijardim
fabioschmoeller
proflucianapianta
profdonaldomat
tacigeram
clementinamarchetto
sirleideoliveiralorscheid
profmarciols
neuriweide
ilenaludwig
afonsoka
profnadirtg
profzolin
adriela
marcelo
caioleop
Prof. Anelize Scheidt
edrafan.prof
Ailton de Brito
GILSON
profjanicebortolini
janissestrege
ivonelahoudtorres
claudiamat
marga67
eltonschaefer
mirta
wanderverissimo
henryvarnier
silvaniadebrito
alinepcosta
dulcineiasdivino
brigidaferrari
helenamaria
zildaaranao
eliniereisen
mariacatarina
elainerocha
amelia
Silva
neia29_santos
leniragiroldo
lucilene
neusapereira
marineipc
alepetry
rosiclei
prof°claudetemorena
rozelaine
viromiguel
helenadinizbatista
vilmamelchior
neide
elianeliecheski
irmgard
Dorotea Barbosa
lori4pontes
irenafirminia
Cleuza Maria Reichert
cleidesantos
Ana Claudia Covatti
clara
maribrun
telmameire
Juliana Morgan
Rozi Moraes
ROSEFR
tati simioni
vera l
jose salvador
marab
machado
martab
MILIORINI
Luis Alberto s
ALDIVA
rosigle
aloisio
marlybuss
veralucian
licheschi
ivoneluizabritzburg
irma
carmenfrantz
proinfocrtetoo2009
97 participantes
Página 2 de 6
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Fronteiras Digitais
Apesar dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo na sociedade, percebo a necessidade de mais investimentos na área educacional, pois acredito que as principais mudanças e progressos irão acontecer através da educação.
A tecnologia influência toda a sociedade, comportamento, maneira de viver, aspectos sociais, econômicos, etc.
Pórém também observo contradições, lugares do nosso país que ainda não tem acesso a essas novas tecnologias. Podemos concluir que há duas realidades, de um lado aqueles que tem acesso as tecnologias e de outro os que são excluídos, seja por questão econômica ou falta de políticas públicas.
A tecnologia influência toda a sociedade, comportamento, maneira de viver, aspectos sociais, econômicos, etc.
Pórém também observo contradições, lugares do nosso país que ainda não tem acesso a essas novas tecnologias. Podemos concluir que há duas realidades, de um lado aqueles que tem acesso as tecnologias e de outro os que são excluídos, seja por questão econômica ou falta de políticas públicas.
vera l- Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 42
Localização : Toledo
Re: Fronteiras Digitais
A ESCOLA E/OU OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TALVEZ NÃO ESTEJAM CONSEGUINDO ACOMPANHAR O RITMO TECNOLÓGICO, O QUE PODE CAUSAR UM GRANDE ATRASO NO APROVEITAMENTO DA MIDIA.
tati simioni- Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 47
Localização : Toledo
Fronteiras digitais
Mesmo com acesso as novas tecnologias, o ensino permanece com métodos tradicionais, utilizando como instrumento de uso o quadro de giz. Isso torna as aulas desinteressantes, principalmente aos alunos que tem acesso a essas tecnologias em casa. Mesmo que a educação lhe proporcione acesso e formação continuam resistentes as novas tecnologias. Para o aluno não tem fronteiras, a tecnologia lhe permite conectar-se com o mundo. Enquanto em sala se depara com o professor utilizando como método aulas expositivas e o livro didático.
ROSEFR- Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Toledo
R.Análise do Vídeo Fronteiras Digitais
Através do vídeo observou-se que as mudanças tecnologicas ocorreram de uma forma muito rápida e a escola não conseguiu acompanhar estes avanços tecnlógicos.Fora da escola nossos alunos tem acesso a um mundo digital amplo e avançado.Quando este vai para sala de aula, se depara com recursos tradicionais e sem atrativos.È por isso que temos tanta falta de interesse e dificuldade principalmente com indisciplina dos alunos, afinal nossos recursos metodologicos ainda é muito tradicional.
Rozi Moraes- Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 50
Localização : Toledo
Re: Fronteiras digitais
É um dos grandes desafios do professor, na atualidade, transpor as fronteiras digitais que, inúmeras vezes, têm se estabelecido entre o professor e o aluno. Isto tem sido a causa da desmotivação dos alunos em aulas realizadas sempre da mesma maneira, a partir de uma metodologia tradicional. Enquanto, por exemplo, um professor de literatura conta a história de um livro em sala de aula, o aluno, quem sabe, pode estar imaginando que, certamente, deve haver um vídeo sobre esta obra no you tube e seria muito interessante poder visualizá-lo, ao invés de estar só ouvindo o professor. O problema é que este professor, mesmo até sabendo da existência deste vídeo, não sabe como baixá-lo para apresentar aos alunos....
Juliana Morgan- Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 43
Localização : Toledo
Re: Fronteiras Digitais
vera l escreveu:Apesar dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo na sociedade, percebo a necessidade de mais investimentos na área educacional, pois acredito que as principais mudanças e progressos irão acontecer através da educação.
A tecnologia influência toda a sociedade, comportamento, maneira de viver, aspectos sociais, econômicos, etc.
Pórém também observo contradições, lugares do nosso país que ainda não tem acesso a essas novas tecnologias. Podemos concluir que há duas realidades, de um lado aqueles que tem acesso as tecnologias e de outro os que são excluídos, seja por questão econômica ou falta de políticas públicas.
O DINHEIRO REFERENTE AO NOSSO IMPOSTO DEVERIA SER MELHOR INVESTIDO, SE FOSSE NÃO ACONTECERIAM ESSAS CONTRADIÇÕES.
tati simioni- Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 47
Localização : Toledo
Re: Fronteiras Digitais
marab escreveu:Demos ter ciência que as ténologias estão presentes e acessíveis aos nossos alunos, com elas eles viajam vão além. buscam e descobrem um universo de conhecimentos e infelizmente a Escola não está acompanhando esse processo. O aluno vem para a escola e encontra diferenças gritantes em relação ao seu mundo e isso pode despertar o desinteresse e muitas vezes ser a causa da indisciplina. Devemos estar atentos para acompanhar o nível de nossos alunos.
Realmente devemos estar atentos a estas mudanças e acompanhá-las, pois corremos o risco de ficarmos alheio a tudo e ultrapassados. Temos a chance de mudarmos, pois as oportunidades estão em nossas mãos. Se realmente queremos acompanhar as mudanças precisamos nos atualizarmos. Assim poderemos mudar o ensino e proporcionar aos nossos educandos novas formas de aprendizagem e despertar o interesse e talvez amenizar a indisciplina.
ROSEFR- Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Toledo
fronteiras digitais
A revolução das tecnologias digitais só pode ser compreendida pelo prisma cultural. A
convergência das tecnologias, um fenômeno digital, vira de ponta cabeça o mundo da
indústria, do entreterimento, das artes, da educação, do desenvolvimento local, da
produção intelectual, das realidades locais, das mídias, da política, do trabalho e não há como a escola continuar com suas práticas convencionais desconsiderando as mudanças inevitáveis.
convergência das tecnologias, um fenômeno digital, vira de ponta cabeça o mundo da
indústria, do entreterimento, das artes, da educação, do desenvolvimento local, da
produção intelectual, das realidades locais, das mídias, da política, do trabalho e não há como a escola continuar com suas práticas convencionais desconsiderando as mudanças inevitáveis.
telmameire- Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 49
Localização : toledo
FRONTEIRAS DIGITAIS 2
A tecnologia invade nossas casas mais rápido do que imaginamos. Ela vem silenciosamente e nem percebemos sua influência sobre a educaçao dos nossos filhos. Contribuimos para isso oferecedo-lhes presentes e formamos crianças sedentas de coisas novas. Na escola ele não encontra tudo isso, vem, então, as decepções. Junto a isso vem o desistímulo para o estudo, indisciplina, estress do professor e uma relação interpessoal complicada. Há urgência de mudanças.
maribrun- Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : PREMEM-TOLEDO
Fronteiras Digitais
Uma criança que desde sua concepção é gravada, é vista, é observada nos mais mínimos detalhes não tem como não seguir o avanço tecnológico. Penso que os pais que de um principio tratam de investigar, pesquisar e observar o desenvolvimento gestacional de seu filho desde a concepção, não podem deixar de fazê-lo durante sua vida. A criança ja foi digitalizada no ventre materno. Penso que os pais não podem deixá-los sozinhos, porque correm o risco de ter um filho frustrado, e sem amizades reais, pois suas amizades não estão mais frente ao televisor. Se o pai e a mãe continuarem vendo televisão e não dar atenção junto ao filho, seguramente o perderá para o virtual. Infelizmente uma pessoa fria e isolada do contato humano. A escola tenta acompanhar a evolução da criança digitalizada, porém, nem todas logram resultado.
clara- Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 60
Localização : Toledo
Fronteiras Digitais
Nota-se que a tecnologia para nós hoje é um processo muito rápido e eficaz as nossas crianças já nasce com essa tecnologia e nós pais professores precisamos estar preparados para este processo. Analisando o video Fronteiras Digitais percebe-se que houve um avanço tecnologico na Rede Estadual do Paraná e isso é muito importante para nós professores e tambem para os alunos.....
Última edição por jose salvador em Qui Jul 02, 2009 3:21 am, editado 2 vez(es)
jose salvador- Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/06/2009
Considerações
Concordo que a escola pode avançar muito em relação a sua prática cotidiana. precisa modernizar-se, apesar de que não podemos generalizar, afirmando que a mesma está muito defasada na utilização dos recursos tecnológicos. O que necessita mesmo é o entendimento e aplicabilidade no trabalho docente, pois os equipamentos existem.
Torna-se muito importante salientar que na sua essência a escola é detentora de um papel único que, principalmente os jovens não estão encontrando na família e na suas realações sociais, O DIÁLOGO E A REFLEXÃO, então não podemos esquecer de que a tecnologia deve ser aliada e não substituta da função da escola.
Torna-se muito importante salientar que na sua essência a escola é detentora de um papel único que, principalmente os jovens não estão encontrando na família e na suas realações sociais, O DIÁLOGO E A REFLEXÃO, então não podemos esquecer de que a tecnologia deve ser aliada e não substituta da função da escola.
Ana Claudia Covatti- Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/06/2009
Idade : 51
Localização : Premen Toledo
Re: Fronteiras Digitais
jose salvador escreveu:Nota-se que a tecnologia para nós hoje é um processo muito rápido e eficaz as nossas crianças já nasce com essa tecnologia e nós pais professores precisamos estar preparados para este processo. Analisando o video Fronteiras Digitais percebe-se que houve um avanço tecnologico na Rede Estadual do Paraná e isso é muito importante para nós professores e tambem para os alunos.....
jose salvador- Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/06/2009
Fronteiras Digitais
O vídeo Fronteiras Digitais reporta-se ao desconforto que os profissionais da educação se deparam constantemente: a escola não acompanha a evolução tecnológica. Porém não menciona o que o educador faz para que seus alunos consigam aprovações em vestibulares, como se formam cidadãos de bem, como o trabalho do professor ainda é a base do equilíbrio dos estudantes. Diante das necessidades que a escola apresenta, os educadores buscam capacitações que lhes dão suporte para o trabalho em aula. Cabe lembrar que o professor sempre está em busca de inovações, de conhecimento e meios para que ele consiga concatenar com seus alunos o conhecimento extraescola com a vida escolar. A escola está atrasada tecnologicamente? Sim. O que a sociedade organizada faz para mudar esta situação? Somente denúncias não são pertinentes, é necessário ações e envolvimento para que a realidade mude.
cleidesantos- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/06/2009
Localização : Marechal Cândido Rondon
Fronteiras Digitais
O autor do vídeo foi muito feliz em expor fatos tão pertinentes a nossa realidade. O que ele abordou realmente ainda acontece muito em nossas escolas. Muitos professores ainda não sentem-se capacitados para ultrapassar as fronteiras digitais. Para nós educadores é realmente muito difícil acompanhar todas mudanças que estão ocorrendo. Apesar de sempre procurar meios mais atraentes para as aulas, sinto uma certa insegurança frente a nova realidade. Vejo não consigo acompanhar as mudanças tecnológicas com tanta facilidade como nossos alunos e os próprios filhos.
Cleuza Maria Reichert- Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2009
Idade : 51
Localização : Marechal Cândido Rondon
Fronteiras Digitais
Oi "Aldiva"ALDIVA escreveu:Atra vés do video podemos perceber o quanto rápido estamos vivendo no mundo da tenologia que para muitos é um mundo ireal, ou seja imaginário. Hoje a tecnologia derruba barreiras da comunicação, pois a cada dia e cada vez mais, nossos alunos estão inseridos neste mundo digital. Muitos pais nem sabem o que o proprio filho faz diante de uma telinha, perdendo-se o proprio SER ( a pessoa) . Nossa companhia é o próprio mundo digital.
O contato humano, o abraço , o afago enfim se perdeu....
Concordo com você quando fala da questão da afetividade. Muito já se perdeu em relação aos valores familiares e sociais, mas, penso que isto não é apenas em função do avanço tecnológico e sim de toda mudança que vivemos. Como as mudanças são inevitáveis, cabe a nós, enquanto educadores, pais e responsáveis acompanhar e direcionar as atividades das crianças e adolescentes, fazendo com que haja uma interação saudável entre atividades familiares, sociais e o uso da tecnologia , oportunizando a estes uma boa qualidade de vida e um futuro promissor.
Cleuza Maria Reichert- Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2009
Idade : 51
Localização : Marechal Cândido Rondon
Fromteiras digitais
Vivemos em dois mundos, o digital e o real. As mudanças acontecem de forma rápida demais nesse mundo virtual. Muitos dos nossos alunos, desde pequenos tem acesso a esse mundo digital, aprendem a apertar botões sem medo, vivendo e usando a tecnologia e muitos vezes sem saber o que é bom ou ruim, mas com certeza tudo muito atrativo, e a sala de aula tradicional já não desperta interesse nesse educando. A escola está equipada e preparada para essas mudanças todas? A tecnologia está presenta, mas nem sempre é usada em sala de aula. O vídeo retrata bem esses dois mundos pararelos, o digital e o real. Precisamos nos preparar para usar o mundo virtual, digital a favor do mundo real, ou seja, usar essa tecnologia toda para tornar o mundo mais humano e solidadário.
irenafirminia- Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : Colégio Estadual Margarida - Marechal C. Rondon
fronteiras digitais
cleidesantos escreveu:O vídeo Fronteiras Digitais reporta-se ao desconforto que os profissionais da educação se deparam constantemente: a escola não acompanha a evolução tecnológica. Porém não menciona o que o educador faz para que seus alunos consigam aprovações em vestibulares, como se formam cidadãos de bem, como o trabalho do professor ainda é a base do equilíbrio dos estudantes. Diante das necessidades que a escola apresenta, os educadores buscam capacitações que lhes dão suporte para o trabalho em aula. Cabe lembrar que o professor sempre está em busca de inovações, de conhecimento e meios para que ele consiga concatenar com seus alunos o conhecimento extraescola com a vida escolar. A escola está atrasada tecnologicamente? Sim. O que a sociedade organizada faz para mudar esta situação? Somente denúncias não são pertinentes, é necessário ações e envolvimento para que a realidade mude.
Olá!
Muito pertinente sua colocação quando se refere ao que o educador faz para ter aprovação em vestibulares dos seus alunos, como se formam cidadãos. Concordo quando diz que o professor ainda é a base do equilíbrio dos estudantes, pois mesmo fazendo uso de toda a tecnologia disponível, ainda assim faz-se necessário o a presença do professor dando o toque humano na aquisição do conhecimento.conhecimento.
irenafirminia- Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : Colégio Estadual Margarida - Marechal C. Rondon
Fronteiras digitais
marlybuss escreveu:O vídeo nos mostra a rapidez da evolução tecnológica em nossa sociedade. Cabe-nos perguntar: Todos tem acesso a essas tecnologias? Sabemos que não, pois parte de nossos educandos ainda estão excluídos da era digital. É também nossa função, enquanto educadores, de inseri-los nesse mundo globalizado, através dos equipamentos que as escolas já possuem, (TV pendrive, laboratório de informática, internet), levando-os a buscar informações que venham complementar e aprofundar seus conhecimentos.
Olá professora!
Realmente o vídeo nos mostra a evolução rápida da tecnologia. Concordo quando diz que parte dos nossos educandos estão excluídos do mundo digital. Diria que a grande maioria dos educandos não tem acesso ainda a internet e nem a computador. A escola hoje já pode se dizer equipada pra fazer parte desse mundo globalizado e nós educadores temos o dever de insertir nossos alunos nesse mundo interligado, fazendo uso dos computadores, TV pendrive, internet, despertando o interesse em buscar o conhecimento cada vez mais.
irenafirminia- Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : Colégio Estadual Margarida - Marechal C. Rondon
fronteirasdigitais
O avanço tecnológico "bateu"em nossa porta da "noite para o dia" e tudo a nossa volta passou a ser digital.Nossos alunos estão fazendo fazendo uso das mesmas,as crianças parecem que já nascem apertando em botões.
Me pergunto:Será que esse mundo digital realmente abraçou a todos?
Tal qual a exclusão social a digital existe e é visivel de forma gritante e se tornou um problema social quando a tecnologia é usada pelos mau intencionados e pelos corruptos.Como ficam as pessoas idosas perante as máquinas nos bancos ao sacar suas aposentadorias? Como ficam os analfabetos e os que não tem acesso as escolas?
As novas mudanças necessitam do empenho de todos para que as barreiras por elas impostas sejam vencidas,cada um fazendo a sua parte,seja na educação ou na política.Na escola a necessidade dos professores se capacitarem é urgente,fazendo uso e repassando seu conhecimentos com os alunos(tv pendrive,laboratório de informática,internet...)mas há muito por se fazer pois,a distância dos que TEM e dos que NÃO TEM é grande e os educadores podem fazer a diferença.
Me pergunto:Será que esse mundo digital realmente abraçou a todos?
Tal qual a exclusão social a digital existe e é visivel de forma gritante e se tornou um problema social quando a tecnologia é usada pelos mau intencionados e pelos corruptos.Como ficam as pessoas idosas perante as máquinas nos bancos ao sacar suas aposentadorias? Como ficam os analfabetos e os que não tem acesso as escolas?
As novas mudanças necessitam do empenho de todos para que as barreiras por elas impostas sejam vencidas,cada um fazendo a sua parte,seja na educação ou na política.Na escola a necessidade dos professores se capacitarem é urgente,fazendo uso e repassando seu conhecimentos com os alunos(tv pendrive,laboratório de informática,internet...)mas há muito por se fazer pois,a distância dos que TEM e dos que NÃO TEM é grande e os educadores podem fazer a diferença.
lori4pontes- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : colégio estadual A.M.Ceretta
fronteirasdigitais
Concordo com você quando diz que nossos alunos fazem uso da tecnologia diariamente e que para eles este é um mundo bem mais atrativo que as velhas carteiras escolares,porem meu avô(que lecionou por 50 anos)me disse certa vez que o verdadeiro mestre é aquele que encanta seus alunos,e olha,que no tempo dele os alunos não tinham cadernos e sim uma pequena lousa.carmenfrantz escreveu:Através do vídeo podemos observar como o avanço tecnológico aconteceu de forma rápida. Em uma questão de 10 anos mudou-se a sociedade, os costumes, a forma de trabalho, que passou a ser digital. Mas, e a educação, em que ela mudou? Nossos jovens conhecem e usam as tecnolgias, então, como atraí-lo para o ambiente escolar se, ao sair de casa deixa um mundo digital, para ele muito mais atrativo, para sentar nas velhas carteiras escolares? Estamos passando por uma fase de mudanças que necessita do empenho de todos nós educadores, pais, para que possamos vencer as barreiras digitais e conseguirmos acompanhar toda essa evolução.
No mundo em que se tem" uma batalha a ser vencida a cada dia"percebe-se que o profissional perdeu, e muito, o encanto pela profissão, principalmente quando ela está economicamente desvalorizada.Atualmente o bom professor é aquele que sabe fazer a ponte do real com o ideal e isso só se consegue com esforço,dedicação e amor.
lori4pontes- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : colégio estadual A.M.Ceretta
fronteirasdigitais
Concordo com você e reconheço que dois mundos se criaram,pois a escala de valores das pessoas já não é mais a mesma.Hoje o TER fala mais alto que o SER.As influências externas na real situação financeiras, para certas pessoas,é mais importante que os sentimentos de amizade,amor,fraternidade...Elas ficam fascinadas sonhando com o que poderiam ser,ter.fazer....É aí que entra o papel do professor,e diga-se de passagem,importantíssimo,para estimular no seu aluno o interesse ,a curiosidade pelo novo para que ele saiba o que é relevante para a sua vida e futura profissão,pois se assim não for,é como aquele lendário ditado que diz"melhor um passaro na mão que dois voando".ivoneluizabritzburg escreveu:Olá!
Criaram-se realmente dois mundos, o físico e o digital. Participamos de uma interação muito intensa entre o real e o virtual. Estamos numa fase de reorganização em todas as dimensões da sociedade, do econômico ao político,do educacional ao familiar. Os valores estão mudando: Recebemos influências do mundo inteiro em todos os níveis, procuramos encontrar a nossa identidade no regional, no local e no pessoal.
Com o aperfeiçoamento virtual, podemos ter motivos de fascinação e de alienação.O grande reencantamento temos que fazer conosco ,com a nossa mente e corpo, integrando nossos sentimentos, emoções e razão. Fazer um uso libertador das novas tecnologias e não um uso consumista de fuga.
O professor deve estimular a curiosidade do aluno por querer conhecer ,esquisar e buscar informações relevantes.
O mundo digital veio para abrir portas e não para fechar caminhos.
lori4pontes- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : colégio estadual A.M.Ceretta
fronteiras digitais
Em relação a fase de mudanças pela qual estamos passando, é preocupante sim,pois para acompanhar toda essa evolução precisamos estar alertas e conectados diariamente para não ficarmos para trás de tão rápido que as coisas acontecem.Sua preocupação, em relação aos sentimentos,ao lado afetivo, faz eco com o meu,principalmente quando vejo que a maioria das pessoas que me cercam estão mais preocupadas em mexer com o celular e em ver suas mensagens em frente ao computador do que se interresar com o que está acontecendo realmente.Já não se têm mais aquelas conversas"olho no olho"como a "alguns dias atrás".veralucian escreveu:Através do vídeo podemos observar como o avanço tecnológico aconteceu de forma rápida.
Estamos passando por uma fase de mudanças que necessita do empenho de todos, para que possamos vencer as barreiras digitais e conseguirmos acompanhar toda essa evolução.
O uso do laboratório de informática é muito importante para o desafio das novas tecnologias. Porém, não podemos esperar das redes eletrônicas a solução para modificar profundamente a relação pedagógica, mas sim para facilitar a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de uma forma geral, não podemos também deixar que esses meios prejudiquem os nossos relacionamentos afetivos.
lori4pontes- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : colégio estadual A.M.Ceretta
Análise de viedo
Como podemos perceber no filme a tecnologia acelerou e nossas crianças e mesmo nossos filhos estão correndo atrás das informações. Nós como professores precisamos buscar sempre trabalhar formas à conquistar nossos educandos.proinfocrtetoo2009 escreveu:A escola, mesmo com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso à tecnologia da informação, permanece conservadora de uma prática ainda distante da vida de seus frequentadores.
"As mudanças são mais profundas do que muitos imaginam a primeira vista: mexem com a organização da economia, da política, dos serviços, da educação, da comunicação. Criam-se dois mundos - o físico e o digital - que se interligam, entrecruzam e complementam de forma inimaginável poucos anos atrás e que caminham para níveis de convergência muito superiores. Estamos conectados em redes cada vez mais ricas, audiovisuais, inteligentes. As cidades tornam-se mais digitais: todos os serviços poderão ser acessados e solucionados de qualquer lugar, com qualquer tipo de tecnologia móvel e de forma mais econômica. Quando vemos a vivacidade das crianças e o desencanto de grande parte dos adultos sentimos que algo se perdeu nessa caminhada. Que aprendemos tudo menos o principal: a gerenciar nossas pessoas, nossos grupos, nossas cidades, nossos países. Avançamos, mas podemos ir muito mais longe. MORAN
Assista o vídeo e apresente considerações.
Dorotea Barbosa- Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : Marechal Cândido Rondon - Margarida
Re: Fronteiras Digitais
Vídeo muito crítico que comprova o quão estagnada está nossa escola. Chega até a ser assustador! Os padrões culturais da sociedade atual são outros e, infelizmente, estamos atrasados há décadas. É urgente que superemos este marasmo na educação e busquemos novas alternativas que conciliem conhecimento com tecnologia e, para que assim consigamos a atenção de nossos alunos que, além destes domínios, também somem a sabedoria, o maior valor da humanidade.
irmgard- Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/06/2009
Localização : Frentino - Marechal C. Rondon
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Tópicos semelhantes
» Nativos Digitais, Imigrantes Digitais
» O computador na sala de aula!
» O Professor deve tornar-se um construtor de inovações
» O computador na sala de aula!
» O Professor deve tornar-se um construtor de inovações
Página 2 de 6
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|