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Fronteiras Digitais - Página 4 Empty Re: Fronteiras Digitais

Mensagem  elainerocha Seg Ago 31, 2009 8:24 pm

lucilene escreveu:O vídeo retrata a distância que ainda existe entre a educação e a evolução rápida da tecnologia.Apesar de muitos professores estarem buscando, se aperfeiçoando e tentando inovar suas aulas com a utilizações de recursos tecnológicos, ainda existem aqueles que preferem ficar num ensino retrógado.É preciso derrubar essa barreira que existe entre o educador e os recursos tecnológicos, e para que isso ocorre é necessário se conscientizar que nos dias atuais é imprescindivel dominarmos e usufruirmos da tecnologia em nosso trabalho . Rolling Eyes

Concorco com você quando diz que é de fundamental importância dominarmos a tecnologia, pois a mesma está presente em nosso dia-a-dia, em nossas vidas. flower
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Fronteiras Digitais - Página 4 Empty Analise do video-Fronteiras Digitais

Mensagem  mariacatarina Seg Ago 31, 2009 11:55 pm

Ao analisar o vídeo, deparamos com a divergencia entre o antigo e o novo. Entre o que aconteceu e o que está acontecendo. Estamos vivendo em uma era muito avançada. O que hoje é moderno, amanhã, já esta ultrapassado. Tudo muda muito ligeiro no decorrer de nosso tempo.
Na Formação Educacional a mudança é lenta, pois toda a formação em que esteja envolvido a situação formal e social, depende da situação economica, as Escola públicas não tem poder aquisitivo para acompanhar essa aceleração tecnológica de nossos dias atuais, até mesmo nós educadores muitas vezes sentimos frustrados por correr atrás da aprendizagem tecnológica e nunca conseguirmos estar atualizados, (sempre que aprendemos algo, já têm outro mais atualizado) nossos jovens e adolescentes por nascerem na era digital, nos dá lição de aprendizagem.
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Mensagem  mariacatarina Ter Set 01, 2009 12:12 am

neusapereira escreveu:O vídeo nos mostra uma realidade, onde os jovens vivem conectados num mundo virtual. Talvez seja esse o problema que a educação enfrenta hoje, porque esses jovens buscam na maioria das vezes informações não viáveis no seu desenvolvimento intelectual e vivem bitolados por sites, jogos, orkut,msn, etc..
A escola juntamente com os professores e pais devem direcionar e estimular esses jovens para trabalhos investigativos para que possam desenvolver conhecimentos inovadores e conscientes no processo do ensino aprendizagem. Arrow


Eu tenho certeza que você está completamente certa. O que nossos alunos mais precisam, na realidade, seja um pouco mais de interesse pela aprendizagem, dominar a tecnologia , eles já dominam, porém de uma forma desajustada, buscam na maioria das vezes, conhecimentos banais, os quais não lhe dão formação academica nenhuma.
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Mensagem  eliniereisen Ter Set 01, 2009 4:50 am

Rolling Eyes A tecnologia está presente no cotidiano dos nossos alunos, e estes tem muita facilidade em manuseá-la, isso faz com os alunos não tenham tanto interesse pelos estudos, por mais que a forma de educar tenha evoluido, computadores presentes na sala de informática para pesquisas, leituras, TVs, vídeos pendrive, ainda não despertaram o gosto pelo estudos, pois o "mundo lá fora" é mais atraente do que a sala de aula, que por vezes, não consegue cativar o educando e fazer com que o mesmo perceba que a tecnologia é uma grande aliada em sua vida de estudante.
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Mensagem  zildaaranao Ter Set 01, 2009 2:59 pm

O vídeo retrata a diferença com que ocorre a evolução tecnológica e a educação. E ao mesmo tempo a facilidade com que as crianças e adolescentes apresentam para lidar com toda essa tecnologia disponível no momento, talvez por ter acesso a esses meios desde pequenos, enquanto os mais velhos não possuem as mesmas habilidades. È necessário que a educação usufrua desses recursos, para se aproximar mais desse mundo informatizado e com certeza despertará nos alunos maior interesse. Cabe aos professores direcionar o conhecimento tecnológico do educando em beneficio da educação. Like a Star @ heaven


Última edição por zildaaranao em Ter Set 01, 2009 3:06 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  zildaaranao Ter Set 01, 2009 3:36 pm

eliniereisen escreveu:Rolling Eyes A tecnologia está presente no cotidiano dos nossos alunos, e estes tem muita facilidade em manuseá-la, isso faz com os alunos não tenham tanto interesse pelos estudos, por mais que a forma de educar tenha evoluido, computadores presentes na sala de informática para pesquisas, leituras, TVs, vídeos pendrive, ainda não despertaram o gosto pelo estudos, pois o "mundo lá fora" é mais atraente do que a sala de aula, que por vezes, não consegue cativar o educando e fazer com que o mesmo perceba que a tecnologia é uma grande aliada em sua vida de estudante.
Concordo com você professora. O maior desafio para nós professores e fazer com que os alunos usem a tecnologia que já dominam no "mundo lá fora" em seu próprio beneficio em sala de aula. Question
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Mensagem  helenamaria Ter Set 01, 2009 5:19 pm

"Ou a escola acompanha o desenvolvimento tecnológico ou vamos ficar cada vez mais ultrapassados, tentando ensinar alunos pós-modernos" A frase é minha mas a realidade é de todos nós.
Ser professor hoje, exige muito mais do que quando meus pais e avós eram alunos. Naquela época bastava que o aluno tivesse um lápis, um caderno de quadrinho e um de linguagem e, a professora, só precisava de uma régua, giz e um quadro-negro. Pronto! A educação estava completa. O trabalho realizado.
O que os jovens e adolescentes de hoje querem não está nas carteiras da escola, nem no quadro-negro ou nos livros do professor. Ele está em busca de um outro tipo de conhecimento, algo que mexa com suas estruturas, algo que seja realmente novo para si. Esse negócio de leitura, explicação do professor, resolver exercícios de cálculos e outras atividades que nós fazíamos há 20, 30, 40,... anos atrás ele não quer aprender, é muito difícil! Fácil, é aprender a lidar com a tecnologia, usar todos os aparelhos eletrônicos que o mundo ainda vai criar ou até hackear um computador.
E a nossa sala de aula como fica? O que fazer para prender a atenção, fazer com que o aluno tenha vontade de aprender a estudar, de forma tradicional, num mundo tão moderno? Acredito que, se misturarmos o novo com o antigo e selecionarmos o que cada um tem de bom, faremos uma escola excelente.
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Mensagem  brigidaferrari Ter Set 01, 2009 6:35 pm

O video ressalta muito a questão da sala de aula e suas carteiras enfileiradas, os anos passam e isso continua a ser regra geral na maioria das escolas mas, não podemos nos esquecer de que a maneira das carteiras estarem colocadas na sala de aula não pode e não deve determinar o ritmo e o desenvolvimento da aula, pois em muitos casos esta é a única maneira de arruma-las, pois o espaço fisíco não dá outra possibilidade de arranjo. [justify]
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Mensagem  vilmamelchior Ter Set 01, 2009 8:04 pm

O video nos mostra que hoje existem dois mundos o fisico e o digital, onde os alunos acompanham a evolução tecnologica, e quando chegam a escola se deparam com um lugar que sta parado no tempo, ou seja, as inovaçôes demoram muito para acontecer. Algumas pessoas param no tempo enquanto outras estão sempre atualizadas. Fora da escola o aluno tem mais acesso a tecnologia do na própria escola.
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Mensagem  dulcineiasdivino Ter Set 01, 2009 8:05 pm

O vídeo nos mostra que os alunos estão interligados ao mundo da tecnologia, cada vez mais evoluídos. E a educação caminha muito lenta, a sala de aula é a mesma. Por isso alguns alunos não se interessam pelas aulas. Portanto cabe a nós professores adequar a essas mudanças para tornarmos as aulas mais interessantes e atrativas, usando com mais frequencia o Laboratório de Informática, também dando oportunidades àqueles alunos que não tem muito acesso ao computador.
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Mensagem  dulcineiasdivino Ter Set 01, 2009 8:12 pm

vilmamelchior escreveu:O video nos mostra que hoje existem dois mundos o fisico e o digital, onde os alunos acompanham a evolução tecnologica, e quando chegam a escola se deparam com um lugar que sta parado no tempo, ou seja, as inovaçôes demoram muito para acontecer. Algumas pessoas param no tempo enquanto outras estão sempre atualizadas. Fora da escola o aluno tem mais acesso a tecnologia do na própria escola.

Concordo com você o mundo evoluiu, as pessoas evoluíram, somente a escola não está acompanhando essa evolução.
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Mensagem  vilmamelchior Ter Set 01, 2009 10:18 pm

eliniereisen escreveu:Rolling Eyes A tecnologia está presente no cotidiano dos nossos alunos, e estes tem muita facilidade em manuseá-la, isso faz com os alunos não tenham tanto interesse pelos estudos, por mais que a forma de educar tenha evoluido, computadores presentes na sala de informática para pesquisas, leituras, TVs, vídeos pendrive, ainda não despertaram o gosto pelo estudos, pois o "mundo lá fora" é mais atraente do que a sala de aula, que por vezes, não consegue cativar o educando e fazer com que o mesmo perceba que a tecnologia é uma grande aliada em sua vida de estudante.

Concordo com a Elinier pois nossos alunos fazem o uso frequente da tecnologia, mas os recursos que temos nas escolas não despertam o gosto deles pelos estudos porque a tecnologia que eles utilizam fora da escola é muito mais atual e atraente.
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Fronteiras Digitais - Página 4 Empty análise do vídeo FRONTEIRAS DIGITAIS

Mensagem  prof°claudetemorena Sex Set 04, 2009 4:51 pm

Observando o vídeo sobre as fonteiras digitais, podemos perceber que o avanço nas tecnologias que a sociedade tem acesso e a realidade que ainda encontramos na escola faz com que percebamos que a sala de aula ainda é a mesma com os mesmos modelos de décanas passadas o que torna muitas vezes o espaço escolar tão ultrapassado e de certa forma insignificante para nossos alunos.
Tudo isto pode ser considerado causas da indisciplina na sala de aula.
Importante que ao percebermos toda esta realidade possamos resgatar nossa imagem enquanto escola e enquanto educadores resgatando nosso conhecimento e nosso envolvimento de maneira mais coerente na escola.
Precisamos resgatar a prática de novos métodos de ensino utilizando todas as tecnologias que podemos ter acesso na escola e não apenas discursar sobre as mesmas temos na realidade do contexto escolar alunos que não tem acesso a todas estas informações e temos o compromisso de intermediar este acesso.
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Fronteiras Digitais - Página 4 Empty As fronteiras digitais

Mensagem  alinepcosta Sex Set 04, 2009 4:55 pm

O vídeo nos mostra os avanços tecnológicos que são utilizados pela sociedade em tempos atuais e como a escola mesmo tentando acompanhar esses avanços ainda está presa a recursos considerados ultrapassados. Porém esse mesmo vídeo nos leva a pensar que nem todos os nossos alunos tem acesso a todas essas tecnologias, devido a varios fatores principalmente econômicos, o que leva desta forma aos professores a responsabilidade de utilizar de forma sensata todos os recursos disponíveis, mesmo o nosso velho quadro de giz, e principalmente criar para todos os alunos oportunidades de acesso nas escolas a algumas dessas tecnologias digitais. flower
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Fronteiras Digitais - Página 4 Empty Fronteiras digitais

Mensagem  silvaniadebrito Sex Set 04, 2009 4:55 pm

A prática conservadora em sala de aula, ainda é um grande desafio para todos os educadores, mesmo havendo alguns poucos investimentos em recursos tecnológicos para o setor educacional, estes somente não bastam. Nossos alunos estão diariamente conectados aos meios tecnológicos, enquanto que nós, ainda estamos "aprisionados" aos ranços de um sistema conservador. A busca constante de atualização e conhecimentos diferenciados junto aos meios tecnológicos, se faz mais do que necessário, trata-se de uma questão de sobrevivência neste meio educacional informatizado ao qual pretencemos.
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Mensagem  proinfocrtetoo2009 Sex Set 04, 2009 4:58 pm

ivoneluizabritzburg escreveu:
carmenfrantz escreveu:Através do vídeo podemos observar como o avanço tecnológico aconteceu de forma rápida. Em uma questão de 10 anos mudou-se a sociedade, os costumes, a forma de trabalho, que passou a ser digital. Mas, e a educação, em que ela mudou? Nossos jovens conhecem e usam as tecnolgias, então, como atraí-lo para o ambiente escolar se, ao sair de casa deixa um mundo digital, para ele muito mais atrativo, para sentar nas velhas carteiras escolares? Estamos passando por uma fase de mudanças que necessita do empenho de todos nós educadores, pais, para que possamos vencer as barreiras digitais e conseguirmos acompanhar toda essa evolução.


Smile É verdade! O professor deve estimular, motivar o aluno, despertando a curiosidade nele,em querer conhecer ,pesquisar e buscar informações complementando a aula do professor em sala de aula.
Caso contrário,realmente as carteiras escolares não atraem o nosso educando.

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Fico preocupado quando percebo que alguns internautas ficam horas e horas na web, esquecendo da vida, dos valores, da atitude cidadão, da participação e envolvimento com as comunidades que necessitam da nossa contribuição. Penso que exagerar no mundo virtual possa causar danos no indivíduo, para que estou neste mundo, o que tenho feito para uma sociedade melhor.
Nas escola, nos colégios, trabalhar com as diversas mídias não tem sido tarefa fácil. Veja: o professor leva alunos para o laboratório pesquisar na internet, os alunos acham que aula deverá ser divertida, sem compromisso. Se o professor não tiver proposta pedagógica, ou seja, estar no laboratório sem muita finalidade, aula por aula, não trará resultados, não transformará informação em conhecimento. Além disso, prejudicará o outro professor que quiser cobrar no laboratório, pois os alunos acharão complicado, entrarão em choque com o ter que responder, realizar a atividade buscando a aprendizagem.
Temos uma geração de internautas que clicam, clicam, mas e aÍ: o que pesquisaram, o que agora conhecem, o que realmente já sabem. Temos outra que não tem equipamentos, "analfabeto digital", muitas excluídos do processo. E nós professores no meio de tudo isso, o que fazer?
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Mensagem  henryvarnier Sex Set 04, 2009 4:58 pm

A sociedade se transformou, a vida mudou, as pessoas mudaram e nós, às vezes, não nos damos conta disso. O mundo de uma década atrás não existe mais, imagine duas... A tecnologia está em todos os segmentos e em praticamente todas as sociedades do planeta (salvo as remotíssimas), portanto não há como escapar desse processo.
Nós, educadores, mas antes de tudo, cidadãos, precisamos estar em consonância com essas transformações, pois os educandos e a comunidade escolar estão, e seria totalmente incoerente que e escola não se preparasse minimamente para trabalhar com essa evolução.
Ser um "excluído digital", tem um peso quase que tão grande como o analfabetismo como o conhecemos. Por causa disso, as pessoas entendem que é necessário a busca pelo aprendizado e pelo domínio das novas tecnologias. Sabem, portanto, que se não dominarem os recursos tecnológicos serão alijadas do sistema. Vale salientar que as pessoas até convivem com essa desinformação, mas não conseguem interagir de forma decisiva no meio.
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Mensagem  wanderverissimo Sex Set 04, 2009 5:00 pm

O vídeo mostra claramente a realidade que vivenciamos na última década. As crianças ligadas ao mundo digital que está em constante mudança enquanto que os pais nas suas ocupações diárias de atividade intensa não tem tempo, muitas vezes, de acompanhar tais mudanças. Essa "FRONTEIRA DIGITAL", ocorre dentro de sua própria casa, sem falar da disponibilidade de tempo para poder acompanhar seus próprios filhos. A escola onde estes filhos frequentam ficou aquém de suas espectativas e os professores em meio as novas tecnologias ficam muitas vezes sem saber que metodologia utilizar para que seu aluno tenha interesse pela sua aula. Esta fronteira, acredito que, gradativamente vai sendo vencida com o empenho de todos os professores em conhecer e aprender a lidar com todos estes avanços tecnológicos.
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Mensagem  mirta Sex Set 04, 2009 5:00 pm

Embarassed Quando ouvi "Fronteiras Digitais", logo lebrei que também moramos na fronteira e enfrentamos alguns problemas sociais. Em relação ao vídeo apresentado, não é muito diferente, o espaço a ser explorado está ai e muitas vezes nós estrapolamos e esquecemos inclusive do nosso "Eu" e dos muitos "Eus" que nos rodeiam. Assim, é lógico que essas ferramentas tecnológicas vieram facilitar muito a nossa vida, mas temos que saber mediar toda essa ferramenta com o mundo dos "humanos", não confundir com as "máquinas" que surgem a cada tempo uma nova. Temos sim que desfrutar dessas tecnologias sem esquecer que estamos num mundo de humanos. É muito importante fazermos cursos, aprendermos os macetes das maquinas e compartilhar tanto nos ensinamentos quanto na aprendizagem. study afinal, estudar, aprender, adquirir conhecimento e usufruir das máquinas "ferramentas ao nosso alcance" faz parte da atualidade. Usar essa ferramenta na escola, não é sacrificar nossas aulas, mas melhora-las para que os alunos sintam-se "seduzidos" para a sala de aula e aprendam não só com as pesquisas, mas também a respeitar os seus limites e os limites dos outros. E é mostrando a eles (alunos) esse respeito pelas máquinas, que eles terão respeito com voce professor também, temos que interagir, para que não ocorra a evasão e o desinteresse pela escola. Acredito que eu poderia dizer muito ainda mas tenho que interagir com o mundo hehehe. sunny
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Mensagem  silvaniadebrito Sex Set 04, 2009 5:04 pm

alinepcosta escreveu:O vídeo nos mostra os avanços tecnológicos que são utilizados pela sociedade em tempos atuais e como a escola mesmo tentando acompanhar esses avanços ainda está presa a recursos considerados ultrapassados. Porém esse mesmo vídeo nos leva a pensar que nem todos os nossos alunos tem acesso a todas essas tecnologias, devido a varios fatores principalmente econômicos, o que leva desta forma aos professores a responsabilidade de utilizar de forma sensata todos os recursos disponíveis, mesmo o nosso velho quadro de giz, e principalmente criar para todos os alunos oportunidades de acesso nas escolas a algumas dessas tecnologias digitais. flower
Este é mais um desafio encontrado pelos educadores! Neste sentido é que paramos para refletir sobre a dura realidade que nos cerca e, a partir desta, encontrar, percorrer o melhor caminho, estando preparado para as inúmeras situações que por vezes nos afligem, nos envergonham, nos entristecem, mas que também podem nos orgulhar...
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Mensagem  eltonschaefer Sex Set 04, 2009 5:05 pm

O mundo digital cresce rapidamente, nós educadores não devemos ficarmos acomodados e sim irmos de encontro ao aperfeiçoamento, a fim de conseguirmos habilidades suficientes para desfrutarmos dessa importante fase do progresso. Desta maneira não precisaremos ver as novas tecnologias da internet como um fantasma que nos assombra, mas devemos te-las como um dos importantes aliados recursos para o preparo de nossas aulas, visando sempre diversificar a forma de levar o conhecimento aos nossos educandos através do uso da informática.
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Mensagem  marga67 Sex Set 04, 2009 5:05 pm

Ao analisarmos todos os avanços e mudanças que ocorrem a cada instante, tememos de certa forma o "estar por fora" e não acompanhar toda essa tecnologia e evolução que os meios de comunicação e produção querem nos fazer acreditar que temos que ser adeptos e craques em usar constantemente, fazendo-nos pensar que o conhecimento seja isso. Sabemos que nossas crianças estão conectados a maior parte do tempo, e tambem sabemos que aquelas crianças que ainda não fazem ideia de como essa ferramenta pode ser útil, como tambem nociva. Estar conectado para discutir informações com nossos alunos, para acompanhar esses mundos onde estes educandos fazem parte, onde estes extremos se encontram, onde podemos perceber que para criar laços afetivos e companheirismos a tecnologia pode até fazer diferença, mas não interfere quando o tornar-se amigo é maior e mais importante.

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Mensagem  claudiamat Sex Set 04, 2009 5:06 pm

Nestes últimos anos, a evolução tecnológica foi muito intensa; consegue-se, hoje, atingir resultados jamais imaginados há poucos anos.
A escola em geral não acompanhou tal evolução e permanece ainda apenas com os recursos usados há muito tempo. A realidade de muitas escolas, hoje, é bem diferente das pertencentes à rede pública estadual do Paraná, que foram contempladas com recursos tecnológicos e oportunidades de aperfeiçoamento aos professores.
Para que essa tecnologia traga bons resultados, no entanto, não basta a atuação do poder público, é necessário também o empenho dos profissionais de sala de aula. De nada adianta ter disponível a tecnologia, se os professores não a utilizarem como forma de aperfeiçoar suas aulas.
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Mensagem  ivonelahoudtorres Sex Set 04, 2009 5:08 pm

Evil or Very Mad Através do vídio, assistido observo que o avanço tecnológico aconteceu muito rapidamente e os nossos alunos acompanharam essa evolução com mais facilidades equanto que nós educadores de outra geração ficamos sem acompanhar essa rápides tecnologico .Temos que correr atrás do prejuizo ,fazendo cursos do proinfo e outros.Devemos encarar este novo desafio aprendendo cada vez mais para podermos acompanhar e abrir portas para este novo caminho. Professora Ivone Lahoud Torres . Sad
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Mensagem  janissestrege Sex Set 04, 2009 5:09 pm

Atravéz das imagens assistidas é que podemos perceber o quanto a tecnologia está avançada e como ela tem o poder de atrair a cada dia novos adeptos. Por isso é que devemos incentivar os nossos educandos a fazer o bom uso do laboratório de informática, pois alguns deles só tem acesso a essas tecnologias durante o período escolar, por esse motivo devemos oferecer a todos uma oportunidade de fazer novas descobertas.P Razz Razz


Última edição por janissestrege em Sex Set 04, 2009 5:12 pm, editado 1 vez(es)
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