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Informática na Educação - Valente

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Mensagem  sucipiovesan Qua Out 28, 2009 2:57 pm

lucilenefrasson escreveu:
delazirars escreveu:Até bem pouco tempo , o computador era "privilégio " de poucas pessoas . Atualmente , nossas escolas possuem este veículo , muito importante , se bem utilizado . É necessário que o educador saiba organizar seus conteúdos de forma crítica , levando os alunos a sentirem interesse pelas aulas . Mas , para que isso ocorra é importante que o professor tenha muito domínio e saiba conduzir suas aulas . Utilizar-se de diversas estratégias é fundamental , para que aconteça a aprendizagem.

Olá colega, é muito importante que nós professores tenhamos coragem de enfrentar as dificuldades, pois não é tão simples assim trabalharmos com informática com nossos alunos. É necessário ter domínio do conteúdo a ser aplicado. Por isso devemos correr atras de novos conhecimentos e não desistir, pois sempre tem alguém para nos socorrer.


Olá Delazir e Lucilene!
Também sinto as mesmas angústias de vocês mas como educadores comprometidos devemos ir em busca de novas capacitações para nos motivar e também ao nosso aluno e prova disso é o curso PROINFO que estamos participando como também o GTR são oportunidades de aperfeiçoamento ao alcance de todos os professores da Rede, pois como diz Howard Gardner "...Os docentes lecionam do modo como foram ensinados. Mesmo que sejam expostos a novos conhecimentos, é preciso que eles queiram aprender a usá-los. Se isso não ocorre, nada muda." ( Revista Nova Escola p.40, out. 2009.) complementando o autor também diz: "... Não há escolas e cursos Gardner, mas pessoas que ouvem falar dessas coisas e tentam usá-las."
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Mensagem  sucipiovesan Qua Out 28, 2009 3:13 pm

vilma wons escreveu:
delazirars escreveu:Até bem pouco tempo , o computador era "privilégio " de poucas pessoas . Atualmente , nossas escolas possuem este veículo , muito importante , se bem utilizado . É necessário que o educador saiba organizar seus conteúdos de forma crítica , levando os alunos a sentirem interesse pelas aulas . Mas , para que isso ocorra é importante que o professor tenha muito domínio e saiba conduzir suas aulas . Utilizar-se de diversas estratégias é fundamental , para que aconteça a aprendizagem.
Internet e Educação

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”.

De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.




“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.

Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.

“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.

Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.


Olá Vilma e Delazir!
Refletindo sobre suas considerações e principalmente sobre as contribuições colocadas pela Vilma penso que para que tudo isso seja possível se faz necessário a ruptura do professor visto como o ponto central do processo de ensino. Devemos enfatizar cada vez mais a ação co-responsável do aluno com a sua aprendizagem. Pois "Temos que pensar em Realidade Virtual como uma ferramenta que não somente seja mais uma forma de aprendizagem, mas sim uma forma de atingir aquelas áreas onde os métodos tradicionais estão falhando”.(PINHO e KIRNER,2001)
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Mensagem  Maximiliano Qua Out 28, 2009 3:27 pm

Ariane kunde escreveu:
adeprofessor escreveu:
soniasette escreveu:As escolas estão informatizadas,mas nem todos os professores estão preparados para utilizá-las. O tempo que dispomos para aprender a lidar com as novas tecnologias é restrito. Precisamos de mais cursos de aperfeiçoamento só assim poderemos ter alunos mais aptos para enfrentar a competição de um mundo globalizado.
Percebo neste momento Professora que nem todos os professores estão "preparados" para a utilização desta ferramenta de apoio ao ensino, vejo muita resistência ainda de muitos professores e que se houver uma percepção total desta realidade, nosso caminho para a busca da excelência, qualidade em educação, tornar-se-á muito prolongado. Precisamos sim de mais capacitação, de melhorias nas estruturas das escolas mas, principalmente, conscientização dos profissionais que o caminho é esse e não temos como desviá-lo, pois a tecnologia já está empregnada no nosso aluno que é o produto do nosso trabalho.

Olá professoras...
As oportunidades para aprendermos sobre a tecnologia do computador estão acontecendo, e com calma, prática, tudo ficará mais simples... mais fácil, não somente para nós, como para nossos alunos. O maior problema, são os professores que não querem aprender, que acham que isso é complicado demais, esses profissionais deveriam ter uma oportunidade, sem que eles soubessem que isso ia acontecer, para que eles aprendam que existem coisas simples, que não são complicadas, que todos somos capazes de fazer.
um grande abraço
Ariane, o que é novo sempre causa para alguns certa resistência, isso é desafiador! Nós como educadores temos que ter a consciência de que nosso papel é um eterno aprender.
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Mensagem  sucipiovesan Qua Out 28, 2009 3:39 pm

clar.fer escreveu:
Ariane kunde escreveu:Podemos compreender que a mudança está acontecendo em nosso meio, mas isso não significa que todos os profissionais da educação estejam aptos à essa mudança; a tecnologia é um novo meio, um novo modo de ser a ser trabalhado, a ser apresentado aos alunos. Mas para isso, todos nós professores devemos ter uma capacitação para isso; pois de que adianta, para quem não tem ou nunca teve contato com esse tipo de tecnologia? utilizando de um exemplo um pouco grotesco, é a mesma forma de "você dar a vaca, mas não ensinar a tirar o leite", de que adianta ter a vaca então Question !.

Ariane,
Sua afirmação retrata a realidade educacional, neste momento, da caminhada dos educadores em relação ao dominio da tecnologia. O tempo fará com que aqueles que ainda não dominam as ferramentas que a tecnologia proporciona sinta necessidade de usá-las. É a necessidade que faz com que os educadores busquem aprender mais para utilizar-se da informática e das mídias. Quanto mais ele aprender, mais fascinado ficará com a gama de possibilidade de recriar novas formas de ensinar, mas que, consequentemente, o fará aprender também.


Olá Colegas!
Também já passei pela angústia que você retrata Prof. Ariane, mas faço minha as colocações da Prof. Clarice. Eu mesma passei por essa experiência de não ter o domínio do computador há bem pouco tempo quando fiz o PDE ,num primeiro momento fiquei apavorada pois pensava que não ia dar conta pois várias das nossas atividades necessitavam da internet, mas fui em frente. Me dediquei ao máximo com ajuda inclusive de meus filhos, pois como sabemos os adolescentes dominam muito mais essa ferramenta.Com isso o medo foi se dissipando, fui tutora do primeiro GTR, fiz um OAC, escrevi um artigo, enfim conclui com êxito todas as etapas do curso e realmente fiquei fascinada, prova disso é que estou fazendo o PROINFO, pois quero cada vez mais aprender novas formas de construção do conhecimento meu como educadora e consequentemente do meu aluno.
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Mensagem  claricesoder Qua Out 28, 2009 4:43 pm

claudiaradiguieri escreveu:Atualmente nossas escolas são privilegiadas com o laboratório de informática. Cada educador pode organizar sua aula de forma criativa, fazendo com que o aluno tenha um maior interesse em participar. Acredito que todo profissional deve utilizá-la como meio para melhorar a qualidade do ensino, pois o contato com essa tecnologia amplia o horizonte dos educandos. Porém, o professor deve ter domínio para poder utilizá-lá.

Profª Claúdia, realmente nossas escolas são privilegiadas por terem a informática, e ela vem com a função de somar o potencial do professor e não de substituí-lo. O professor bem preparado vai propiciar a abertura de novos conhecimentos para os educandos, se ele tiver sempre o cuidado de usá-la como mais um recurso no processo ensino aprendizagem, adequando sua metodologia conforme a situação e seu estilo de trabalho, fazendo assim com que ele e o educando se sintam realizados neste processo.
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Mensagem  claricesoder Qua Out 28, 2009 4:57 pm

delazirars escreveu:Até bem pouco tempo , o computador era "privilégio " de poucas pessoas . Atualmente , nossas escolas possuem este veículo , muito importante , se bem utilizado . É necessário que o educador saiba organizar seus conteúdos de forma crítica , levando os alunos a sentirem interesse pelas aulas . Mas , para que isso ocorra é importante que o professor tenha muito domínio e saiba conduzir suas aulas . Utilizar-se de diversas estratégias é fundamental , para que aconteça a aprendizagem.

Profª Delazir, mais que dominar a informática o professor tem que ter conhecimentos pedagógicos para dinamizar o processo ensino aprendizagem. Pois vemos que muitos professores são excelentes no domínio pedagógico e péssimos na informática e nem por isso suas aulas deixam de ser interessantes e atrativas para os educandos; por outro lado, vemos excelentes dominadores de informática e que são péssimos no domínio do pedagógico. Então, o importante é buscar o equilíbrio e dominar a informática sem esquecer de adequar a metodologia ao estilo do professor, usando a informática como um meio de instigar o educando na busca de novos conhecimentos.
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Mensagem  claudiaradiguieri Qua Out 28, 2009 5:30 pm

soniasette escreveu:As escolas estão informatizadas,mas nem todos os professores estão preparados para utilizá-las. O tempo que dispomos para aprender a lidar com as novas tecnologias é restrito. Precisamos de mais cursos de aperfeiçoamento só assim poderemos ter alunos mais aptos para enfrentar a competição de um mundo globalizado.

Olá professora!
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituido por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia. Basketball
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Mensagem  Josiane Krackeker Qua Out 28, 2009 8:33 pm

O texto do autor é muito pertinente. Não podemos fazer com o computador o memso que foi feito com o famoso quadro negro e o giz. ser o único instrumento para auxílio as aulas. Devemos planejar o uso da informática, ela é um auxílio interessantíssimo nas aulas, mas seu uso inadequado, sem planejamento e sem objetivo não terá bom resultados. Só levar ao laboratório para "fazer uma aula diferente" só representará em desmotivar os alunos.
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Mensagem  Josiane Krackeker Qua Out 28, 2009 8:48 pm

elianeklucinec escreveu:Até um tempo atrás o uso do computador na escola pública era utópico. Atualmente houve uma mudança nesta realidade, onde o uso do computador em sala de aula é possível.
A informática apresenta inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas e exploradas pelos professores de forma a tornar suas aulas mais atrativas, despertando o interesse do aluno. Para isso é necessário que os docentes se atualizem e saibam usar corretamente esta metodologia em sala de aula e que o computador não seja uma escora, mas sim uma ferramenta valiosa usada em seu favor.
Concordo professora, e nós enquanto professores não estamos conseguindo trabalhar na escola com esse nosso aluno que é digital. Não conseguimos compreender essa linguagem e as múltiplas habilidades que ele exerce.
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Mensagem  Josiane Krackeker Qua Out 28, 2009 9:00 pm

maristelarubertspessatto escreveu:Sem dúvidas o computador apresenta informações importantes que podem auxiliar no processo ensino aprendizagem,mas primeiro, demanda o domínio da informática pelo professor,para depois pensar na sua pŕatica de ensinar e aprender.Estamos engatinhando nesse processo,as informações são muitas,mas ...pouco conhecimento.Acredito que é questão de tempo, precisamos nos familiarizar mais com todos esse avanços.
Também concordo que precisamos aprender mais e esses cursos de capacitação como Proinfo e do Paraná digital já é um bom começo.
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Mensagem  elianeklucinec Seg Nov 09, 2009 4:14 pm

vilma wons escreveu:As novas tecnologias na educação levam a uma série de questionamentos. Um deles é como ensinar, como fazer uso das mesmas para que se consiga aproveitamento favorável e não se torne mais um motivo de frustração, tanto para professor quanto para aluno.Uma resposta positiva será dada a partir do domínio que o professor terá ou tem de conhecimento das mesmas e de sua capacidade de conduzir suas práticas valendo-se desses recursos.A preparação do conteúdo adaptado a mídia , é que trará um saldo positivo aos objetivos propostos, prazer para quem ensina e satisfação para quem busca a aprendizagem.

Professora
O seu comentário é bastante pertinente, realmente precisamos estar preparados para usarmos estas tecnologias ao nosso favor e isso é um desafio. Para conseguirmos atingir nosso objetivo e motivar nossos alunos é necessário estarmos sempre nos capacitando para dominarmos não só nosso conteúdo, como também a informática.
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Mensagem  elianeklucinec Seg Nov 09, 2009 4:28 pm

lucilenefrasson escreveu:Concordo com o texto. Pois em pleno sédulo XXI é muito importante que nós professores sentimos insegurança quando o assunto é informática. Mas, a tecnologia esta aí mudando muito rápido e é preciso se informatizar. Apesar dos professores ainda estar muito inseguro. Mas vale o empenho e esforço de cada em buscar meios para melhorar seus conhecimentos.

Professora
Realmente o uso da informática em sala de aula é uma realidade, e se bem utilizada traz muitos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Neste contexto, a quebra de paradigmas traz insegurança para isso é necessário estarmos sempre em busca do novo para evoluirmos como profissionais e conserguimos acompanhar estas mudanças.
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