Fronteiras Digitais

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fronteiras digitais

Mensagem  profjanicebortolini em Sex Set 04, 2009 5:10 pm

No vídeo percebemos as transformações sociais causadas pelas tecnologias, porém a escola está em ritmo mais lento.Precisamos introduzi-las na nossa prática pedagógica. Sabemos que em nossas salas de aula temos alunos que o único acesso ao computador é no ambiente escolar. Na escola que podemos mostrar à todos os educandos que a tecnologia deve ser usada não só como entretenimento, mas para produção do conhecimento. A conscientização quanto ao uso do computador também é importante à todos os níveis sociais. Smile
avatar
profjanicebortolini

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 44
Localização : Santa Helena

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais

Mensagem  GILSON em Sex Set 04, 2009 5:10 pm

No passado, enfrentávamos um sério problema em relação ao acesso a informações, isso se aplicava tanto nas escolas quanto ao nosso cotidiano. Falta de livros, dificuldade de acesso a recursos tecnológicos como rádio, tv, celular, computador e muitas outras. Com todos os avanços ocorridos e que vem ocorrendo nas últimas décadas em relação as tecnologias, passamos a ter um novo problema e que não deixa de ser preocupante também. Hoje temos um excesso muito grande de informaçãoes e se torna necessário fazer um filtro de tudo isso. E é aí que muitos de nós professores, e grande parte de nossos alunos não estamos preparados para tal situação. Não podemos deixar de mencionar também que esse processo de globalização tecnológica gera a chamada exclusão digital.

Gilson
avatar
GILSON

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 40

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Analise do video fronteiras digitais

Mensagem  Ailton de Brito em Sex Set 04, 2009 5:19 pm

Após analisar o video fronteiras digitais, comparei com a minha vida familiar, onde tenho um filho de 13 anos, sendo que a história e a quase identica. O meu filho tem diveros acesso as novas tecnologias, celular, MP4,TV,Video Cassete, e Computador com acesso a internet, onde joga on laine, tem facilidade. Já eu tenho algumas dificuldades devido não acessar constantemente estes equipamentos, devido o medo de errar. Mas com algumas orientações e cursos comecei a acessar mais o computador e estou melhorando os meus conhecimentos. Nâo sou mais um dino da informática. Certamente melhorarei e utilizarei mais estas tecnologias na sala de aula. Laughing
avatar
Ailton de Brito

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 55
Localização : E.E.Graciliano Ramos/Santa Helena/Pr

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais.

Mensagem  edrafan.prof em Sex Set 04, 2009 5:25 pm

No nosso país existe muitas desigualdades sociais.Quando falamos em tecnologias, e pricipalmente quando esse assunto entra na vida de nossos alunos ,percebemos que muitos tem dificuldade e até medo de chegar perto do computador, porque nem todos possuem computador em sua casa, ou acesso a esses meios , mesmo na era digital e com tantos avanços que estamos acustumados a ver.Temos realidades diferentes oque faz com que essas diferenças também apareçam nesse meio, oque cria também uma certa forma uma barreira nem sempre ultrapassada , por mais que isso seja tão fácil para uma determinada classe.
Avanços tecnologicos são necessários, sim mas é necessário que todos tenham conciência de forma utilizar e aproveitar isso na sua vida .
avatar
edrafan.prof

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 39
Localização : Santa Helena

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

analise do vídeo Fronteiras Digitais

Mensagem  Prof. Anelize Scheidt em Sex Set 04, 2009 5:27 pm

vemos que tudo que gira ao nosso redor muda constantemente, sempre ocorendo aperfeiçoamento, quem não gosta de coisas faceis de fazer ou manusear? é isso que o aluno procura, mas temos que saber que não são todos que possuem asseco a este mundo, ocorendo desanimo de algum alunos quando não consegue alcançar o objetivo proposto pelo professor, pois em uma das minhas atividade proposta numa 6ª serie foi levar os alunos no laboratorio e realizar uma pesquisa sobre um determinado assunto, percebi que alunos realizaram sem ajuda nenhuma em quanto outros tinham grande dificuldade em manusear, assim percebemos que alunos estão fora da inclusão digital.
avatar
Prof. Anelize Scheidt

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Real e Virtual

Mensagem  caioleop em Sex Set 04, 2009 9:57 pm

A tecnológica caminha a passos largos enquanto muitas de nossas aulas parecem do seculo passado.
Nossas crinaças estão diariamente em contato com este mundo virtual super avançado e neste mesmo espaço de tempo nossos professores continuam com giz e quadro negro.
Deveríamos rever alguns aspectos que orientam nosso trabalho e assim equalizar estes dois mundos pois, não adianta tanta informação se quem precisa recebe-la não pode utilizá-la de maneira eficaz.
avatar
caioleop

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Interações tecnologicas

Mensagem  marcelo em Sex Set 04, 2009 9:58 pm

O video muito bem esclarecedor vem de forma clara e precisa mostrar o que esta acontecendo com o mundo educacional ,onde o aluno tem acesso a varios meios de comunicações e interage com o mundo; com aparelhos que nós professores apenas imaginavamos.Agora entramos num tunel em que não há retorno ,em plena era digital nós professores precisamos nos adaptar a tal mudança para que possamos mostrar as novas tecnologias propostas pela sociedade aqui presente e despertar um maior interesse por parte do educando a nossa aula.
avatar
marcelo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteira digitais

Mensagem  adriela em Sex Set 04, 2009 10:00 pm

As informações trazidas pelo vídeo e pelo fragmento do texto de Moran, confirmam uma realidade e, esta por sua vez um tanto indesejavel. Todos ficamos maravilhados com os avanços da tecnologia: cada vez mais serviços online, programas que facilitam nosso trabalho e nosso dia, informações rápidas, enfim, com todos os avanços que as mídias nos oferecem. Porém, muitos de nós, ainda não conseguem utilizar desses recursos para enriquecer seu dia-a-dia, principalmente na sala de aula. No entanto, precisamos aproveitar as oportunidades oferecidas pela mantenedora, ou por outras instituições, para avançarmos na nossa prática, e enriquecer nosso desempenho profissional.
avatar
adriela

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fronteiras Digitais

Mensagem  adriela em Sex Set 04, 2009 10:05 pm

claudiamat escreveu:Nestes últimos anos, a evolução tecnológica foi muito intensa; consegue-se, hoje, atingir resultados jamais imaginados há poucos anos.
A escola em geral não acompanhou tal evolução e permanece ainda apenas com os recursos usados há muito tempo. A realidade de muitas escolas, hoje, é bem diferente das pertencentes à rede pública estadual do Paraná, que foram contempladas com recursos tecnológicos e oportunidades de aperfeiçoamento aos professores.
Para que essa tecnologia traga bons resultados, no entanto, não basta a atuação do poder público, é necessário também o empenho dos profissionais de sala de aula. De nada adianta ter disponível a tecnologia, se os professores não a utilizarem como forma de aperfeiçoar suas aulas.

Concordo com a professora, os avanços foram muitos nos últimos no campo tecnológico e, principalmente quando ela chama a responsabilidade para nós educadores: pois de nada adianta o poder público investir se, nós, o colegiado, não soubermos utilizar desses recursos para aperfeiçoarmos nossa atuação.
avatar
adriela

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fronteiras Digitais

Mensagem  profzolin em Sex Set 04, 2009 10:06 pm

Realmente a informática vem avançando muito depressa, talvez por esse avanço, perde-se muita informação e pessoas acabam inibindo esse conhecimento que alem de auxiliar, privilegia e abre várias abas de novas fontes de pesquisa a todos. Talvez um dos motivos que levam a uma perda considervel da tecnologia é o tradicionalismo conservado por muitos. Mas ainda é tempo de rever os objetivos e as novas formas de conhecimento que aí estão para nos auxiliar tanto na profissão quanto no dia-a-dia.
avatar
profzolin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Análise do vídeo: Fronteiras digitais

Mensagem  profnadirtg em Sex Set 04, 2009 10:07 pm

Arrow
Ao assistir este vídeo podemos observar como o avanço tecnológico vem influenciando na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos adolescentes e muitas vezes a escola, está deixando a desejar no que se refere ao uso destas novas tecnologias. Em questão de pouco tempo, o surgimento destas tecnologias, mudou a cultura da sociedade, os costumes, a forma de trabalho, de comunicação entre as pessoas,.... A escola, mesmo com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso à tecnologia da informação, continua conservadora, mantendo uma prática ainda distante da vida de seus frequentadores.
avatar
profnadirtg

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais

Mensagem  afonsoka em Sex Set 04, 2009 10:09 pm

mariacatarina escreveu:Ao analisar o vídeo, deparamos com a divergencia entre o antigo e o novo. Entre o que aconteceu e o que está acontecendo. Estamos vivendo em uma era muito avançada. O que hoje é moderno, amanhã, já esta ultrapassado. Tudo muda muito ligeiro no decorrer de nosso tempo.
Na Formação Educacional a mudança é lenta, pois toda a formação em que esteja envolvido a situação formal e social, depende da situação economica, as Escola públicas não tem poder aquisitivo para acompanhar essa aceleração tecnológica de nossos dias atuais, até mesmo nós educadores muitas vezes sentimos frustrados por correr atrás da aprendizagem tecnológica e nunca conseguirmos estar atualizados, (sempre que aprendemos algo, já têm outro mais atualizado) nossos jovens e adolescentes por nascerem na era digital, nos dá lição de aprendizagem.

A análise desse vídeo é importante pois mostra que não devemos parar no tempo. As inovações tecnológicas avançam rapidamente, tanto que as vezes sentimos dificuldades em acompanhá-las, e nos sentimos frustrados.Temos que nos atualizar contantemente para que tenhamos sucesso nos trabalhos com os nossos alunos.
avatar
afonsoka

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais

Mensagem  ilenaludwig em Sex Set 04, 2009 10:12 pm

Com o avanço tecnológico, os doscentes tem uma abrangencia muito grande para trabalhar em sala de aula.
Onde os discentes estão diretamente em contato com este mundo digital, super avançado, sempre com novas tecnologias.
As informações trasidas pelo video confirmam a realidade do nosso aluno, pois muitas vezes nos ainda não conseguimos recursos oferecidos para avançar nossa prática e enriquecer nosso desenpenho profissional.
avatar
ilenaludwig

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

FRONTEIRAS DIGITAIS (MORAN)

Mensagem  neuriweide em Sex Set 04, 2009 10:12 pm

wanderverissimo escreveu:O vídeo mostra claramente a realidade que vivenciamos na última década. As crianças ligadas ao mundo digital que está em constante mudança enquanto que os pais nas suas ocupações diárias de atividade intensa não tem tempo, muitas vezes, de acompanhar tais mudanças. Essa "FRONTEIRA DIGITAL", ocorre dentro de sua própria casa, sem falar da disponibilidade de tempo para poder acompanhar seus próprios filhos. A escola onde estes filhos frequentam ficou aquém de suas espectativas e os professores em meio as novas tecnologias ficam muitas vezes sem saber que metodologia utilizar para que seu aluno tenha interesse pela sua aula. Esta fronteira, acredito que, gradativamente vai sendo vencida com o empenho de todos os professores em conhecer e aprender a lidar com todos estes avanços tecnológicos.
Caro Professor, penso que devemos realmente estar atentos com os avanços tecnológicos e fazer de tudo para acompanhar o suficinte para conseguir realizar um bom trabalho e podermos ajudar os nossos alunos. Concordo plenamente com sua colocação e gostaria de estar contribuindo no sentido de chamarmos a atenção para as famílias, onde que na minha opinião os pais não chamam mais para a si a responsabilidade de estar orientando seus filhos,, colocando um limite entre o que a tecnologia oferece e o amor, carinho, afeto e boas orientações que podem estar realizando em momentos de interação familiar. Em resumo gostaria de destacar que as familias precisam resgatar seus valores, também deturpados, talves, pelas tecnologias. Não abro mão disso. Arrow
avatar
neuriweide

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais

Mensagem  profmarciols em Sex Set 04, 2009 10:14 pm

Está cada vez mais difícil fazer com que nossos alunos participem das aulas visto que as novas tecnologias chamam muito mais a atenção do que nós professores onde muitas vezes dispomos apenas de quadro negro e giz. Para mudarmos isso, nós professores também temos que nos aperfeiçoar, planejar aulas mais atrativas usando essas novas tecnologias para que nossos alunos se interressem e participem mais das aulas adquirindo um melhor conhecimento. Se o professor parar no tempo vai ter grande dificuldade para ter a atenção dos alunos não conseguindo fazer com que eles prestem atenção, não conseguindo assim, transmitir o seu conhecimento.


Última edição por profmarciols em Sex Set 04, 2009 10:24 pm, editado 1 vez(es)
avatar
profmarciols

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais

Mensagem  sirleideoliveiralorscheid em Sex Set 04, 2009 10:19 pm

wanderverissimo escreveu:O vídeo mostra claramente a realidade que vivenciamos na última década. As crianças ligadas ao mundo digital que está em constante mudança enquanto que os pais nas suas ocupações diárias de atividade intensa não tem tempo, muitas vezes, de acompanhar tais mudanças. Essa "FRONTEIRA DIGITAL", ocorre dentro de sua própria casa, sem falar da disponibilidade de tempo para poder acompanhar seus próprios filhos. A escola onde estes filhos frequentam ficou aquém de suas espectativas e os professores em meio as novas tecnologias ficam muitas vezes sem saber que metodologia utilizar para que seu aluno tenha interesse pela sua aula. Esta fronteira, acredito que, gradativamente vai sendo vencida com o empenho de todos os professores em conhecer e aprender a lidar com todos estes avanços tecnológicos.
Concordo , podemos perceber no dia a dia que muitos dos nossos alunos ficam até tarde na internet , usando-a como entretenimento , chegando nas salas de aula com sono e desisteressados. As vezes sentimos que apesar de termos toda a tecnologia na educação não estamos despertando o interesse dos nossos alunos na aprendizagem .
avatar
sirleideoliveiralorscheid

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Era digital

Mensagem  clementinamarchetto em Sex Set 04, 2009 10:20 pm

O video quer nos mostrar como a tecnologia tem influência sobre a mente humana, principalmente no desenvolvimento, em fase escolar, onde tudo parece estar chamando atenção, e o adolescente se sente um pouco fora de sintonia. visto que a escola tem um sistema muito lento de mudanças, vem ano passa ano, de geração a geração e sempre a mesma coisa, tudo fica velho, sem cor e sem vida, mas o sistema "parece não perceber", mostra mudanças: encaminhamentos metodológicos, cursos, treinamentos, motivações e tantas outras linhas/setas, mas mesmo assim escola está em um mundo paralizado não acompanha toda a evolução, pois as novas gerações andam muito "rapido" em relação ao processo ensino e aoprendizagem, fazendo com que seus mestres parecem estar sempre correndo atrás dos acontecimentos do mundo tanto que o filme mostra a escola sempre com as carteiras em fileiras, dia a pós dia, e nossas realidade é muito próxima ...
avatar
clementinamarchetto

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Comentário sobre o vídeo

Mensagem  tacigeram em Sex Set 04, 2009 10:24 pm

O vídeo me fez refletir, principalmente, sobre os valores familiares que, infelizmente, estão sendo ignorados por pais e desconhecidos por filhos.
O ideal é rever e fazer destas novas tecnologias uma aliada, usando-a sempre de maneira positiva e enriquecedora tanto nos nossos lares como na nossa profissão.
avatar
tacigeram

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

FRONTEIRAS DIGITAIS

Mensagem  profdonaldomat em Sex Set 04, 2009 10:37 pm

O vídeo nos mostra que o mundo digital está avançando cada vez mais para melhorar o forma de ensinar nossos aluno, por isso nós professores devemos fazer cursos de aperfeiçoamento, para deixar as aulas mais atraentes, porque o aluno quer coisas novas que chama atenção pois a maioria tem computador e internete em casa, então ele chega na escola ele quer aprender algo mais através de vídeos,pesquisas na internete, o aluno vendo e ouvindo aprende bem mais fácil.
E nós professores devemos preparar bem nossas aulas para deixá-las mais atrativas e que o aluno se sinta bem e aprenda.
avatar
profdonaldomat

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 55

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais

Mensagem  proflucianapianta em Sex Set 04, 2009 10:43 pm

mariacatarina escreveu:
neusapereira escreveu:O vídeo nos mostra uma realidade, onde os jovens vivem conectados num mundo virtual. Talvez seja esse o problema que a educação enfrenta hoje, porque esses jovens buscam na maioria das vezes informações não viáveis no seu desenvolvimento intelectual e vivem bitolados por sites, jogos, orkut,msn, etc..
A escola juntamente com os professores e pais devem direcionar e estimular esses jovens para trabalhos investigativos para que possam desenvolver conhecimentos inovadores e conscientes no processo do ensino aprendizagem. Arrow


Eu tenho certeza que você está completamente certa. O que nossos alunos mais precisam, na realidade, seja um pouco mais de interesse pela aprendizagem, dominar a tecnologia , eles já dominam, porém de uma forma desajustada, buscam na maioria das vezes, conhecimentos banais, os quais não lhe dão formação academica nenhuma.
Concordo contigo,pois o vídeo nos apresenta o avanço da tecnologia muito rapidamente,nós educadores temos que buscar,pesquisar,preparar as aulas com muita criatividade ou seja, que venha ao encontro dos anseios do nosso aluno.Só assim eles usarão o computador para pesquisar.
avatar
proflucianapianta

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteiras Digitais ( Moram)

Mensagem  fabioschmoeller em Sex Set 04, 2009 10:47 pm

alinepcosta escreveu:O vídeo nos mostra os avanços tecnológicos que são utilizados pela sociedade em tempos atuais e como a escola mesmo tentando acompanhar esses avanços ainda está presa a recursos considerados ultrapassados. Porém esse mesmo vídeo nos leva a pensar que nem todos os nossos alunos tem acesso a todas essas tecnologias, devido a varios fatores principalmente econômicos, o que leva desta forma aos professores a responsabilidade de utilizar de forma sensata todos os recursos disponíveis, mesmo o nosso velho quadro de giz, e principalmente criar para todos os alunos oportunidades de acesso nas escolas a algumas dessas tecnologias digitais. flower
Concordo em partes com a professora, só gostaria de argumentar em relção aos recursos considerados ultrapassados. Nossas escolas estão dotadas de recursos necessários à clientela que estamos atendendo e talvez a tecnologia é suficiente para este caso, em outros centros maiores talvez não o é
avatar
fabioschmoeller

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/08/2009
Localização : Ceebja Santa Helena

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fronteiras Digitais

Mensagem  Silva em Sab Set 05, 2009 8:41 pm

proinfocrtetoo2009 escreveu:A escola, mesmo com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso à tecnologia da informação, permanece conservadora de uma prática ainda distante da vida de seus frequentadores.

"As mudanças são mais profundas do que muitos imaginam a primeira vista: mexem com a organização da economia, da política, dos serviços, da educação, da comunicação. Criam-se dois mundos - o físico e o digital - que se interligam, entrecruzam e complementam de forma inimaginável poucos anos atrás e que caminham para níveis de convergência muito superiores. Estamos conectados em redes cada vez mais ricas, audiovisuais, inteligentes. As cidades tornam-se mais digitais: todos os serviços poderão ser acessados e solucionados de qualquer lugar, com qualquer tipo de tecnologia móvel e de forma mais econômica. Quando vemos a vivacidade das crianças e o desencanto de grande parte dos adultos sentimos que algo se perdeu nessa caminhada. Que aprendemos tudo menos o principal: a gerenciar nossas pessoas, nossos grupos, nossas cidades, nossos países. Avançamos, mas podemos ir muito mais longe. MORAN

Assista o vídeo e apresente considerações.
O video nos mostra a importância da tecnologia nos dias atuais , proporcinando uma aprendizagem cada ves melhor.
E a maior parte da nossa populaão estão conectadas diariamente com a tecnologia, é também a função dos educadores incentivar seus alunos a buscar mais e mais informações contando com essa ferramenta que é de suma importância desde que saiba usar para fins de aprendizagem. bounce

avatar
Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/07/2009
Localização : Zeballos

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fronteiras Digitais

Mensagem  Silva em Sab Set 05, 2009 9:41 pm

carmenfrantz escreveu:Através do vídeo podemos observar como o avanço tecnológico aconteceu de forma rápida. Em uma questão de 10 anos mudou-se a sociedade, os costumes, a forma de trabalho, que passou a ser digital. Mas, e a educação, em que ela mudou? Nossos jovens conhecem e usam as tecnolgias, então, como atraí-lo para o ambiente escolar se, ao sair de casa deixa um mundo digital, para ele muito mais atrativo, para sentar nas velhas carteiras escolares? Estamos passando por uma fase de mudanças que necessita do empenho de todos nós educadores, pais, para que possamos vencer as barreiras digitais e conseguirmos acompanhar toda essa evolução.


O video mostra a importâcia da tecnologia,fazendo com que cada vez mais as pessoas se intere com essas novidades que aparece no mercado. Não é meramente comum o uso dessas tecnologias é uma necessidade.E nos educadores temos que fazer parte dessas novas tecnologias porque nossos educando já vem para a escola com uma visão voltada para essas novidades,usando aparelhos cada vez mais modernos. flower
avatar
Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/07/2009
Localização : Zeballos

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fronteira digital

Mensagem  marcijardim em Seg Set 07, 2009 12:57 am

Infelizmente esse vídeo retrata bem a realidade de nossas escolas.O progresso tecnológico está em toda parte e na vida do aluno constantemente fora da escola e isso faz com que ele se sinta desestimulado ou desinteressado nas salas de aulas.A prática do professor muitas vezes se apresenta obsoleta e ultrapassada.É preciso e necessário uma mudança dessa prática pedagógica urgente, pois não se ensina ou se transmite conhecimento usando somente o giz e o quadro. Essa mudança deve ser incentivada, oferecendo formação continuada ao professor na área da informática, e este, deve sair do comodismo, buscar essa mudança e se transformar num novo professor, preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações usando a tecnologia que está aí.Em outras palavras o professor deve deixar de ter medo,buscar aperfeiçoamento para melhorar sua prática.O governo deve contribuir equipando as escolas para oferecer o acesso a tecnologia a todos.
avatar
marcijardim

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/07/2009
Localização : GUAIRA P.R

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O mundo não para...

Mensagem  Libasqueira em Seg Set 07, 2009 2:54 am

Ao comparar o mundo de 30 anos atrás com a atualidade, podemos ficar estarrecidos com o crescimento e os avanços que a humanidade alcançou. Tudo se modificou, tudo evoluiu, inclusive nós mesmos. No entanto, a escola ainda conserva a mesma estrutura, a mesma disposição, um sentado atrás do outro, o professor fala, os alunos escutam e depois respondem as perguntas para que o professor possa saber se “decoraram” a matéria. Não há respeito a individualidade, os alunos são avaliados igualmente, como se todos nós aprendêssemos e fossemos iguais, não tivéssemos nossas peculiaridades, interesses e aptidões.
Isso nos leva a reflexão, porque a escola não muda enquanto o mundo evolui meteoricamente? Qual o nosso papel em relação a isso? Como ajudar? Porque resistir?
Sinceramente. Não sei. Não me eximo de culpa, mas faço minha parte, busco aperfeiçoamento, treinamento, informação. Ainda peço ajuda a minha filha para mexer no celular, no DVD, na câmera fotográfica, mas não me acomodo por saber que ela estará sempre que eu precisar. Talvez falte isso a nós. Mas penso que os alunos, que são uma geração informatizada, a eles também cabe mudança, esperar que a escola seja como uma rede de relacionamentos, ou que ela permita todos os vícios de linguagem aceitos pelo Messenger é irreal, na escola há contato, há afeto, há tête-à-tête. É vida real, convivemos com seres humanos, não programas de computador ou celular. Não é tudo “redondinho” e programático.
Em relação ao Estado do Paraná, temos a TV Multimídia, Laboratórios Paraná Digital e oportunidades para que possamos aprender a utilizá-los, falta-nos tempo, falta-nos entendimento, falta-nos desafiarmos nossas limitações e esperar que cada um faça sua parte. Pra finalizar, deixo um trecho da música Como uma onda, de Lulu Santos para sua reflexão...

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, Tudo sempre passará
A vida vem em ondas, Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é, igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo, no mundo... cheers

E se tudo muda, porque não nossas escolas? scratch
avatar
Libasqueira

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/07/2009
Idade : 46
Localização : Guaira- Colegio Jardim Zeballos/Jaime Rodrigues

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fronteiras Digitais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum