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As Mídias na Educação - Moran

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Mensagem  Luis Baldissera Sex maio 08, 2009 10:48 pm

A criança desde a tênra idade sofre uma carga de informações, através da mídia eletrônica. Algumas informações são positivas e a criança também responde de forma positiva. Outras informações são danosas à formação da personalidade e influi de forma negativa na formação da personalidade da criança, podendo até mesmo comprometer a conduta do futuro cidadão.
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Mensagem  marihof Sex maio 08, 2009 10:49 pm

Apesar das críticas , a televisão é uma aliada dos alunos,pois fala da vida em sua realidade,como também em suas fantasias e emoções. Cabe à escola aproveitar de todos os meios oferecidos pela mídia e fazer o seu trabalho educativo quanto às informações obtidas.
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Mensagem  elenir Sex maio 08, 2009 10:50 pm

Penso que oportunizar o acesso as tecnologias para todos é comprometer-se com a democracia tanto reinvindicada nos dias de hoje. E com certeza deve ser uma proposição governamental, para que atinja a classe pobre da população, ou seja mais carente. Melhorando cada vez mais os espaços e auxiliando sempre na manutenção dos equipamentos, que já se encontram nas escolas onde hoje, todos tem acesso. cherry
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Mensagem  Tina Sex maio 08, 2009 10:52 pm

A mídia interfere sim na educação das crianças. Ela é muito poderosa, pois usa diversos recursos que chamam a atenção, fazendo-as "esquecerem do mundo". Pais e professores devem orientar a criança para que ela absorva o que é essencial para a sua vida.
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Mensagem  louvane Sex maio 08, 2009 10:55 pm

solaflor escreveu:As Midias na Educação.

É essencial a presença da tecnologia na educação o aluno que interage no processo ensino aprendizagem se sente valorizado ele é levado a buscar o cohecimento a maioria dos nossos alunos já dominam muitas tecnologias, porém há ainda aqueles que não sabem nada e o uso da mesma na escola direcionado pelo professor desperta esse aluno para esse processo de transformação que a escola está passando. Onde todos estão buscando dominar as Tecnologias ou quase todos.

Concordo com a Solange e acredito que estamos no caminho certo ao buscarmos meios para que possamos interargir com o aluno.
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Mensagem  solaflor Sex maio 08, 2009 10:55 pm

[quote="Elena Piva"]
proinfocrtetoo2009 escreveu:As Mídias na Educação - Moran
Atualmente a Televisão, o computador e outros recursos tecnológicos são de fácil acesso e presente na maioria das residências de nossos alunos. Eles recebem informações de todo tipo, boas ou ruins. Por isso, concordo com a opinião de alguns dos colegas que o uso dessas mídias devem ser orientados pelos pais. A educação escolar precisa utilizar mais desses recursos tecnológicos para que nossos alunos sintam-se motivados em aprender. São as ações em sala de aula que vão motivar nossos alunos,precisamos exercitar nossa criatividade,procurar novas formas de dar aulas, e portanto, qualquer recurso que formos usar deve ser bem planejado antes de aplicar. Para que isso aconteça, precisamos inovar, conhecer novas experiências e não ter receio de enfrentar as novas tecnologias. cyclops
concordo plenamente com você o segredo está na metodologia temos que motivar e sermos motivados sempre as mídias fazem parte do cotidiano do aluno é a linguagem que ele mais pratica e nós como educadores temos o dever de pelo menos tentar acompanhar essas mudanças.
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Mensagem  Fabiana Sex maio 08, 2009 10:55 pm

Temos consciência que a mídia interfere e muito na educação das crianças. Ela é algo que atrai, motiva, agrada e sempre oferece novidades, coisa que a escola não faz. Temos o dever de acompanhar e direcionar essa "chuva" de informações que chega a todo momento e torná-las capazes de selecionar o bom e deletar o ruim.
Não podemos fugir da tecnologia, precisamos usá-la a nosso favor, do contrário estaremos fora.
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Mensagem  Claudete Sex maio 08, 2009 10:55 pm

A mídia esta presente em todos os momentos da vida das pessoas e com certeza utiliza vários recursos para atingir seus objetivos. Sabemos que as crianças tem ao seu alcance a televisão e outras mídias para aprender, se informar, conhecer fatos... E mais do que nunca precisamos estar atentos e utilizar também estas mídias na sala de aula. Pois, estas poderão melhorar o interesse e consequentemente a aprendizagem dos alunos.
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Mensagem  Gi Minozzo Sex maio 08, 2009 10:58 pm

Olá, pessoal!! Depois de muito pensar e reler as opinões aqui postadas, resolvi procurar algo mais sobre essa 'mídia' q tanto (ou nem tanto assim tongue ) é utilizada!!

“Mais importante do que controlar o que a TV veicula diariamente é preparar o público, sobretudo os telespectadores mirins, a vê-la sem se submeter a ela. O importante é saber usá-la para a vida, sem ser usado por ela”. (http://br.geocities.com/info_caxias/oficina_tvescola.htm)


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Abracejos!!
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Mensagem  claudio Sex maio 08, 2009 10:58 pm

simekelb escreveu:A televisão apesar de ser muito criticada por ser um meio passivo de receber informações, é uma grande aliada do professor em sala de aula, já que o aluno está acustumado com esse tipo de informação e gosta de atividades com este tipo de mídia.
A telvisão atrai o aluno porque faz parte do seu dia a dia . Ela fala da vida, dos problemas afetivos, do mundo que envolve o aluno.
Além do que, sai da rotina do aluno, só nesse fato em si, o professor já consegue chamar atenção e participação do aluno, fazendo que o aluno passe a gostar mais de aprender.

Concordo com voce, apenas gostaria de acrescentar que ensino/aprendizagem exige diálogo, conversação, troca de idéias, ou seja, interatividade. Isto a televisão não pode fazer, ou pelo menos não pode fazer tão bem como o professor(a) sabe fazer.
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Mensagem  rubens Sex maio 08, 2009 10:59 pm

Tudo no universo é interativo, tudo se aproveita. Somos influenciados(e influenciamos)pelo meio, pelos recursos, tecnológicos ou não, pela natureza e pela sociedade como um todo.Nesta questão específica - a influência da mídia - tal assertiva é mais do que pertinente. Mais do que nunca os meios de comunicação interferem na vida das pessoas, notadamente na formação educacional.
Assim, para que essa influência seja menos nociva e o mais positiva possível é preciso que todos tenham mais acesso à informação, analisem e interpretem, numa postura crítica, racional e metodológica, para proporcionar discernimento e escolhas corretas. As pessoas não podem ficar satisfeitas apenas com as informações recebidas pela mídia, de maneira passiva; é preciso compartilhar, discutir e interagir com o outro. Acredito que uma das funções da escola é justamente a de proporcionar um amplo debate em torno dessa influência e, sobretudo, orientar os alunos a construir uma visão crítica, socializando o conhecimento.
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Mensagem  Tina Sex maio 08, 2009 11:00 pm

anadebona escreveu:Concordo que a mídia educa a criança, mas que essa escolha seja feita com conhecimento, dependendo da faixa etária, é necessário um adulto orienta-la, filtrar a programação, mas com certeza temos que evoluir muito em relação a todas as tecnologias que estão presentes na educação, para podermos entende-los, evitando muitos transtornos que acontecem.

Realmente devemos evoluir, apesar das dificuldades, em relação as tecnologias, que nos parecem "um bicho de sete cabeças" (ou mais). E, aprender também com as crianças, pois as mesmas dominam e muito essa área da educação. I love you
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Mensagem  elenir Sex maio 08, 2009 11:02 pm

Tenho dúvidas se ainda há meios de controlar o acesso as tecnologias que tanto disvirtuam crianças, jovens e até os adultos. Precisamos buscar formas de não deixá-la dominar o próprio homem a tal ponto de não visualisar solução ao mal que vem causando e pode vir causar no futuro.
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Mensagem  Luis Baldissera Sex maio 08, 2009 11:03 pm

claudio escreveu:usar midias na educação é hoje o que existe de mais moderno quando se fala em ensino/aprendizado, porém não se deve esquecer que nem todos ainda estamos preparados para usarmos tais equipamentos. Precisa-se de treinamentos, cursos de capacitação, para que realmente dominemos estes recursos que sem dúvida podem nos ajudar e melhorar nosso desempenho em sala de aula.

Olá Claudio, a mídia pode ser sim um instrumento muito importante na Educação. Mas devido a uma série de fatores, não estamos preparados para utilizar todo o seu potencial, principalmente pelo tempo escasso que temos para preparar as atividades.
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Mensagem  polachiniid Sex maio 08, 2009 11:04 pm

Fran escreveu:Concordo plenamente quando dizemos que a mídia educa a criança e que esta educação se dá com qualidade. Mas contudo, devemos estar atentos ao que este veículo de informação mostra à elas.
Hoje em dias estamos rodeados pela tecnologia e a mídia está acessível a todas as crianças, sendo que estas devem ser orientadas por adultos atentos á tantas informações.
Não podemos podá-las a isso, pois não vamos conseguir escapar por muito tempo das notícias da televisão, rádio, celular, internet e muitos outros.
O importante seria monitorar e aproveitar todo esse "mar" de conhecimento que esses veículos de informações nos trazem hoje.
Fran, eu acredito que as tecnologias só estão aqui para ajudar o ser humano, mas me preocupo com o acesso liberado aos jovens e crianças Rolling Eyes
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Mensagem  marihof Sex maio 08, 2009 11:04 pm

Tina escreveu:A mídia interfere sim na educação das crianças. Ela é muito poderosa, pois usa diversos recursos que chamam a atenção, fazendo-as "esquecerem do mundo". Pais e professores devem orientar a criança para que ela absorva o que é essencial para a sua vida.

Achei interessante a colocação no que se refere que tanto pais quanto professores devem estar envolvidos nesse processo de orientação e educaçao das informações que a mídia apresenta.
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Mensagem  Fabiana Sex maio 08, 2009 11:07 pm

Salete Polonia Borilli escreveu:Quanto a necessidade de acesso as tecnologias a toda população é indescutivelmente prioritário, principalmente se considerarmos o custo benefício. As tecnologias se utilizadas de modo adequado podem ser um meio de transformação sócio-educacional principalmente para as camadas sociais com menor oportunidde de acesso a educação ministrada de maneira tradicional. Porém para que isso ocorrá é preciso haver por parte do poder público interesse que isso aconteça.


Concordo com você Salete e penso que é necessário um outro fator importante para que isso aconteça , o interesse e a vontade de mudar por parte de alguns profissionais da educação. Sair da sua aulinha amarelada e acomodada para trazer algo mais atraente para seus alunos.
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Mensagem  Claudete Sex maio 08, 2009 11:07 pm

anasor escreveu:Concordo com autor, onde ele discorre sobre a importância da utilização de multimídias no contexto educacional, contribuindo de forma efetiva no processo ensino e aprendizagem. Mas manifesto aqui minha preocupação com a aplicabilidade desses recursos em sala de aula. Por isso, a necessidade de capacitar o educador para que utilize os recursos multimeios de forma coerente.

Acredito também que devemos utilizar multimidas na sala de aula, porém também me preocupa a questão da formação do educador para que possa utilizar estes recursos de forma eficaz. Acredito que aos poucos teremos uma formação cada vez maior e, com isso estaremos elaborando aulas mais atrativas e interessantes para nossos alunos.
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Mensagem  polachiniid Sex maio 08, 2009 11:07 pm

rubens escreveu:Tudo no universo é interativo, tudo se aproveita. Somos influenciados(e influenciamos)pelo meio, pelos recursos, tecnológicos ou não, pela natureza e pela sociedade como um todo.Nesta questão específica - a influência da mídia - tal assertiva é mais do que pertinente. Mais do que nunca os meios de comunicação interferem na vida das pessoas, notadamente na formação educacional.
Assim, para que essa influência seja menos nociva e o mais positiva possível é preciso que todos tenham mais acesso à informação, analisem e interpretem, numa postura crítica, racional e metodológica, para proporcionar discernimento e escolhas corretas. As pessoas não podem ficar satisfeitas apenas com as informações recebidas pela mídia, de maneira passiva; é preciso compartilhar, discutir e interagir com o outro. Acredito que uma das funções da escola é justamente a de proporcionar um amplo debate em torno dessa influência e, sobretudo, orientar os alunos a construir uma visão crítica, socializando o conhecimento.
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Mensagem  elianereis Sex maio 08, 2009 11:07 pm

É certo que precisamos considerar a importância da mídia no processo de ensino-aprendizagem, visto que ela faz parte do nosso cotidiano. No entanto, precisamos tomar cuidado com algumas informações oriundas da mídia, já que nem sempre elas condizem com a educação que queremos que nossas crianças tenham.
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Mensagem  rubens Sex maio 08, 2009 11:12 pm

Fabiana escreveu:Temos consciência que a mídia interfere e muito na educação das crianças. Ela é algo que atrai, motiva, agrada e sempre oferece novidades, coisa que a escola não faz. Temos o dever de acompanhar e direcionar essa "chuva" de informações que chega a todo momento e torná-las capazes de selecionar o bom e deletar o ruim.
Não podemos fugir da tecnologia, precisamos usá-la a nosso favor, do contrário estaremos fora.

Pois é Fabiana, eu acrescentaria ainda que a escola não está preparada para tanto avanço tecnológico e a prioridade deve ser a de auxiliar os alunos a trabalhar metodologicamente as informações recebidas, mostrando que é preciso associar e socializar o conhecimento recebido, tendo sempre mentes abertas para o novo e para novas formas de aprendizagem.
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Mensagem  elianereis Sex maio 08, 2009 11:24 pm

solaflor escreveu:As Midias na Educação.

É essencial a presença da tecnologia na educação o aluno que interage no processo ensino aprendizagem se sente valorizado ele é levado a buscar o cohecimento a maioria dos nossos alunos já dominam muitas tecnologias, porém há ainda aqueles que não sabem nada e o uso da mesma na escola direcionado pelo professor desperta esse aluno para esse processo de transformação que a escola está passando. Onde todos estão buscando dominar as Tecnologias ou quase todos.

É verdade!!! A maioria dos alunos já dominam as diversas tecnologias e se sentem motivados a estudar quando o professor solicita que ele faça uso dessas tecnologias para um assunto específico de sua disciplina. Nesta busca constante pelo conhecimento, professor e aluno fazem parcerias para atingir um objetivo comum: aprender as novas tecnologias!!!
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Mensagem  Guiomar G. Boeno Dom maio 10, 2009 5:03 am

Luis Baldissera escreveu:A criança desde a tênra idade sofre uma carga de informações, através da mídia eletrônica. Algumas informações são positivas e a criança também responde de forma positiva. Outras informações são danosas à formação da personalidade e influi de forma negativa na formação da personalidade da criança, podendo até mesmo comprometer a conduta do futuro cidadão.

Olá colega!!!!
concordo plenamente com vocë quando diz que a mídia eletrönica, ou televisiva, acaba passando informações negativa a formação da personalidade da criança. Pois a criança acaba reproduzindo em sua vida o que costuma estar vendo na tv. Cabe aos pais estarem monitorando e selecionando o que seu filho possa estar assistindo, se esta ou não compativel com sua idade.
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Mensagem  proinfocrtetoo2009 Dom maio 10, 2009 2:10 pm

Christina Gato escreveu:
rudilunkes escreveu:
Realmente a mídia televisiva é muito poderosa, pois usa recursos diversos para atingir os seus fins. E a palavra chave é: SEDUÇÃO. Todos os sentidos são atingidos, bombardeados, para que o objetivo seja alcançado. Por isto, nós professores precisamos urgentemente buscar seduzir nosso aluno, utilizando recursos tecnológicos, pois o que seduzia o aluno do passado, hoje não lhe atrai. Desta forma, faz-se necessário que o professor se capacite urgentemente, pois temos que ser vanguarda no processo educacional. O mundo muda muito rapidamente, novas tecnologias, novos desejos, novos olhares e é preciso que estejamos antenados nisto tudo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra.

O seu comentário é muito pertinente prof. Rudi, realmente a mídia televisiva consegue seduzir de forma extraordinária e, nós educadores, temos que cerrar fileiras a esse tipo de mídia, como também a tantas outras tecnologias que rodeiam nossos alunos para que assim o processo de ensino-aprendizagem se concretize. Quero ainda destacar a sua fala quanto à capacitação, pois também considero primordial conhecer os novos recursos que temos às mãos.

Concordo com vocês, professores Rudi e Christina. Atualmente precisamos SEDUZIR e os diversos recursos midiáticos podem ser fortes aliados, desde que tenhamos boa proposta, encaminhamento metodológico que busque o conhecimento científico, entre outros aspectos. As mídias passam informações, mostram modelos de comportamento, ensinam linguagens, privilegiam valores em detrimento de outros. A preocupação é que as mídias desenvolvem estratégias e fórmulas de sedução mais e mais aperfeiçoadas, mexem com as fantasias, desejos, instintos, e às vezes a fala de sala de aula é muito distante, intelectual. Eis aí um desafio: capacitação para o uso dos recursos tecnológicos.
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Mensagem  proinfocrtetoo2009 Dom maio 10, 2009 2:19 pm

Guiomar G. Boeno escreveu:
Luis Baldissera escreveu:A criança desde a tênra idade sofre uma carga de informações, através da mídia eletrônica. Algumas informações são positivas e a criança também responde de forma positiva. Outras informações são danosas à formação da personalidade e influi de forma negativa na formação da personalidade da criança, podendo até mesmo comprometer a conduta do futuro cidadão.

Olá colega!!!!
concordo plenamente com vocë quando diz que a mídia eletrönica, ou televisiva, acaba passando informações negativa a formação da personalidade da criança. Pois a criança acaba reproduzindo em sua vida o que costuma estar vendo na tv. Cabe aos pais estarem monitorando e selecionando o que seu filho possa estar assistindo, se esta ou não compativel com sua idade.

Oi Professores Luis Baldissera e Guiomar. Realmente a criança e nós temos tendência a responder positivamente às informações transmitidas por vias midiáticas. As reproduções dos discursos da televisão são preocupantes na medida em que não ultrapassamos o senso comum, além disso é complicado monitorar e selecionar os programas. Deixo aqui uma fala de MORAN.
"A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo formatos atuais como um programa de rádio uma reportagem para um jornal, um vídeo, onde for possível. A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial".
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